terça-feira, 29 de março de 2011

Mérito do Prof. Luís Carlos reconhecido pela Academia das Ciências de Lisboa

O Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), Luís Carlos, conhecido entre nós por Zitó, foi eleito sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (secção de Física), dia 17 de Março, no decorrer da reunião de efectivos da Academia.
Esta tão distinta eleição deste docente assinala a relevância da sua carreira enquanto professor e investigador da UA.

«Naturalmente que fico feliz com tal distinção que reconhece o esforço e o trabalho que desenvolvemos nos últimos vinte anos para criar um projecto de investigação científica em Aveiro com impacto internacional», admite o Prof. Luís Carlos.

«É, também, uma homenagem às pessoas que determinaram a minha formação enquanto Homem e cientista; aos investigadores mais jovens que têm posto todo o seu empenho neste projecto e que, comigo, têm partilhado este encantamento, esta paixão pela Ciência; ao Departamento de Física; ao Laboratório Associado CICECO (Center for Research in Ceramics and Composite Materials); e, evidentemente, à Universidade de Aveiro que me acolheu, primeiramente em 1990 como aluno de doutoramento, numa tríplice envolvendo a Universidade de Évora e o Instituto Superior Técnico, e, mais tarde (1995), como professor e que, de forma continuada, tem disponibilizado todas as condições para a prossecução do sonho», concluiu.

Luís António Ferreira Martins Dias Carlos nasceu em Coimbra, em Setembro de 1964, mas iniciou-se nas primeiras letras no Colégio Gil Vicente, Luanda, Angola, onde viveu com seus pais Maria da Graça Ferreira Martins Dias Carlos e António Dias Carlos, oriundo de Janeiro de Baixo e filho de Maria Piedade Dias e Teodoro Carlos Dias.
Regressou a Portugal, S. Martinho da Cortiça, onde tem as suas raízes e viveu até iniciar os estudos universitários, e de onde eram oriundos os seus avós maternos, Maria Isaura Ferreira de Frias e António Martins Pinto. Frequentou a Escola Primária e a Tele-Escola de S. Martinho da Cortiça e a Escola Secundária em Arganil.

Licenciou-se em Física pela Universidade de Coimbra em 1987 e foi contratado, nesse mesmo ano, como Assistente Estagiário pela Universidade de Évora, Departamento de Física, tendo realizado o doutoramento em Física nessa Universidade em Junho de 1995 com uma tese intitulada: «Propriedades Ópticas e Estruturais de Electrólitos Poliméricos Incorporando Iões Lantanídeos». Em 1996 transferiu-se para o Departamento de Física da Universidade de Aveiro tendo realizado provas de agregação em Física em 2004. É Professor Catedrático desde Junho de 2006.

O Prof. Luís Carlos tem vindo a orientar várias teses de mestrado e de doutoramento, é professor visitante de duas universidades estrangeiras (UNESP - S. Paulo e UM - Montpellier), co-autor de duas patentes internacionais, tem mais de uma dezena de colaborações com outros organismos e mais de duas centenas e meia de artigos publicados em revistas da especialidade.  É revisor regular de diversas revistas de impacto internacional.

A Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição portuguesa científica de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à actividade de investigação científica e de divulgação da cultura portuguesa. Foi fundada no reinado de Dona Maria I em 24 de Dezembro de 1779 como Academia Real das Sciências, sendo seu primeiro presidente e grande mentor o Duque de Lafões.
Actualmente, cada classe tem 35 sócios efectivos, 70 sócios correspondentes nacionais, e até 70 sócios correspondentes estrangeiros. Os membros são escolhidos por mérito em actividades académicas ou científicas. O meticuloso processo de eleição envolve proposta, discussão do curriculum e votação em plenário de efectivos especialmente convocado para o efeito, e em seguida submetido à Presidência para aprovação.

Parabéns ao novo Académico pelo mérito reconhecido!

vide mais em http://sweet.ua.pt/~lcarlos/index.html

2 comentários:

  1. Muitos Parabéns ao Professor Luís Carlos.

    Afinal São Martinho é uma terra fértil Homens da física.
    Descobri à não muito tempo que um dos professores mais fantásticos que me deu aulas, tinha a suas origens em São Martinho da Cortiça, meu conterrâneo portanto; curiosamente também leccionava Física. O Professor A. Matias.

    ResponderEliminar
  2. João Pedro Portugal Sousa1 de abril de 2011 às 23:22

    Pela sua dedicação e profissionalismo o Prof. Luis Carlos ( Zitó ) para os amigos, mereceu o reconhecimento da Academia de Ciências de Lisboa.
    Só quem não o conhece é que poderia ter dúvidas quanto à sua verdadeira garra ( não fosse ele um verdadeiro leão de sete costados )em tudo em que se empenha nomeadamente na sua vida profissional.
    Parabéns extensivos à sua família que sempre lhe deu todo o seu apoio.
    Um grande abraço.
    João Pedro

    ResponderEliminar