quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudantes visitam exploração da Vumba no Carapinhal.

Desde há muitos anos que a exploração agro-pecuária e florestal da Vumba, localizada em S. Martinho da Cortiça, é procurada por professores e alunos para a realização de visitas de estudo.
 Na 6ª feira, dia 18 de Março, nas instalações da empresa na Ribeira (Carapinhal), Patrick Dias da Cunha e António Carlos Nogueira receberam novamente dois grupos de alunos, um do Agrupamento de Escolas de Arganil e outro da Escola Superior Agrária de Coimbra.
A visita dos alunos de Arganil enquadra-se num protocolo realizado entre a Vumba e o Agrupamento de Escolas de Arganil no princípio do ano lectivo. O objectivo principal desse protocolo é estimular a participação dos alunos nas actividades da área vocacional de Agricultura Biológica, de forma a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e a evitar, assim, o abandono escolar. O programa consiste em módulos, sendo cada um constituído por uma sessão teórica e uma sessão prática. A visita do dia 18 de Março foi a sessão prática do 2º módulo, dedicado ao tema dos Ovinos e Queijaria.
No mesmo dia, a Vumba recebeu também a visita de um grupo de quatro alunos da Escola Superior Agrária de Coimbra. Nuno Canarias, Ruben Almeida, Sara Morais e Vanessa Gorgulho estão a desenvolver um projecto para a unidade curricular “Enquadramento da produção agrícola” e escolheram a exploração da Vumba como tema do seu trabalho.
Patrick Dias da Cunha acredita que “todos temos muito a ganhar com a aproximação das escolas à empresas e, para além disso, se em cada dez alunos que entram em contacto connosco, um deles decidir dedicar a sua vida às coisas da terra e a fixar-se na região já damos o nosso tempo por bem empregue”.

(Texto enviado por Patrick Dias da Cunha)

Sem comentários:

Enviar um comentário