terça-feira, 25 de agosto de 2009

Falta de água na cumeada da Cortiça

A Cumeada da Cortiça é um dos pontos mais altos da freguesia de S. Martinho da Cortiça. As vistas são soberbas, tanto para nascente, serra da Estrela, como para poente, serra do Caramulo. E felizardos dos seus habitantes por poderem gozar de tão fantásticas vistas.Contudo, não são só maravilhas para os moradores destas casas que neste monte se encavalitam. Parece que desde já há algum tempo as faltas de água domiciliária são uma constante diária. Quando as vizinhas povoações chegam à horas dos banhos, estes nossos conterrâneos têm que aguardar pacientemente... pela água que pagam para ter nas suas torneiras e que teima em não aparecer. E parece que nem é assim tão pouco... Existirá solução, que não seja voltarmos 50 anos para trás e ir de cântara à água da fonte ? Acredito que sim, mas para quando?... E parece até que o problema também ocorre noutras casas em outros pontos altos da Freguesia. A água domiciliária de qualidade é, actualmente, um direito inquestionável dos cidadãos. E digo água de qualidade, porque quantos de nós evitam beber da água que sai das nossas torneiras na nossa Freguesia, por não confiarmos na sua cor, no seu sabor ou até no seu cheiro, apesar de sabermos (confiarmos!) que ela é potável? Mais atenção, por favor!...

2 comentários:

  1. O problema é mesmo esse: o monte onde as casas estão encavalitadas. É que a água desce.... para cima só à força de bomba.

    ResponderEliminar
  2. E os srs autarcas não conseguem de uma vez por todas resolverem-nos o problema ?
    Não parece que por vivermos na Cortiça vamos ser obrigados a deixarmos as nossas casas e irmos viver para o fundo da povoação de S.Martinho para termos água como os outros habitantes. Ou os da Catraia, Urgueira, Abrunheira, R.Pombeiro que estão no alto da Freguesia também tem esta constante falta de água? Srs autarcas presidentes façam também alguma coisa pela nossa Cortiça.

    ResponderEliminar