sábado, 10 de maio de 2014

Má qualidade da água da rede pública?

É lamentável como um problema tão importante como o da qualidade da água da rede pública em S. Martinho da Cortiça se continua a arrastar na agenda de alguns dos nossos "representantes" políticos...


no verão do ano passado, quando o problema se repetiu e a população protestou, a Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça se apressou a tranquilizar e esclarecer "toda a verdade acerca da água da rede pública", lavando as suas mãos como Pilatos da responsabilidade do problema.
Mais, assegurou que problema seria resolvido em breve pelo responsável, a Câmara Municipal de Arganil. Já lá vai quase 1 ano...

Neste entretanto as famílias recusam o seu consumo para beber e para cozinhar e apenas a utilizam esta água para lavagens. E com razão, já que perante o mesmo problema da cor da água devida ao "teor de ferro e manganês" apresentado como de pormenor há 1 ano pela Junta de Freguesia, leva agora a mesma Junta de Freguesia, a aconselhar em comunicado que não se "utilize a água da rede para beber nem para confeccionar alimentos." A própria Junta põe agora em causa os relatórios mandados elaborar pela Câmara Municipal, os mesmos relatórios usados para convencer a população há 1 ano de  que apesar do "aspecto visual da água ser desagradável, ela está tratada"... É grave. Onde está o Delegado de Saúde?

Mas o que é que mudou desde há 1 ano para cá? Temos a mesma água turva e mal-saborosa, o mesmíssimo sistema de captação e abastecimento, portanto se agora a Junta de Freguesia já não aconselha o consumo da água, já não o deveria ter feita há 1 ano atrás?...

Se há 1 ano a Junta dizia que ia apelar à Câmara Municipal para que o custo da água fosse reduzido para compensar os consumidores, o que fará agora: deixaremos de pagar a água, já que não a podemos consumir?

Mais, já não se deveria a Junta ter empenhado fortemente em resolver este problema com a Câmara Municipal? É lamentável que desde que tomou posse, a Junta nunca tivesse levantado o problema da qualidade da água nas Assembleias Municipais, nem que seja por meio do seu Presidente, que até lá tem assento...
Eu, enquanto membro da Assembleia de Freguesia, tenho levado o problema, tanto à Assembleia de Municipal (14 Dezembro) como à de Freguesia (25 Abril), mas tenho que dizer, sinto que tem caído em saco roto... Alguns cidadãos têm feito o mesmo nas instâncias próprias.
Diz a Junta de Freguesia que o problema é da Câmara Municipal. Como Pilatos.

Contudo a Junta de Freguesia têm-se congratulado pelos cerca de 200.000€ que a Câmara Municipal tem delegado anualmente à sua gestão em protocolos, para que se invista este dinheiro na resolução dos problemas dos Fregueses de S. Martinho da Cortiça.
Pergunto, este dinheiro não poderia servir para resolver o problema da captação e abastecimento da água, melhorando a sua qualidade?

Estará mesmo a Câmara Municipal, como afirmou há 1 ano, a elaborar estudos e projectos para resolver o problema?

O que não se percebe é a falta de vontade política, preferindo fazer, tanto no Concelho como na Freguesia, obras que dão nas vistas, que gastam o dinheiro disponível, mas que acabam por não resolver os problemas mais básicos das pessoas, como o da qualidade da água.

João Pedro Nogueira Portugal

1 comentário:

  1. Cada um tem de tratar a sua própria agua, é esse o nosso futuro.
    Se ficar a espera que os autarcas se preocupem com isso, podem ate ficar é sem distribuição para reduzir ainda mais os custos !!!
    A empresa Vida Mais H2O foi criada para colmatar a necessidade da nossa sociedade em ter agua de qualidade e controlada sempre disponível em sua casa.
    vidamaish2o@gmail.com

    ResponderEliminar