sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A ponte de Vale de Espinho

No fim deste outono, a antiga ponte de Vale de Espinho mostrava-se a mais de um terço devido ao abaixamento das águas represadas pela barragem das Fronhas.

A ponte de Vale de Espinho, à qual a tradição popular atribui origem romana, foi também desmontada para evitar o avanço dos franceses, sendo a actual reconstrução sido mandada fazer pelo ministro Júlio da Silva Sanches, de Pombeiro da Beira, em 1839.

Este local, pela sua envolvente paisagística, é consequentemente muito apreciado pelos amantes da pesca desportiva para passar agradáveis tardes.
 (c) António Carlos Dias Nogueira

Mas é claro, no decorrer da patuscada, os desperdícios vão ficando ao abandono, e alguns ficam a "enfeitar" o local, outros, boiando pelo rio abaixo, vão-se juntando ao montão que se acumula junto ao paredão da barragem...
É claro que o civismo não se decreta: adquire-se pela educação e pratica-se.
Mas criem-se condições, como colocação de caixotes de lixo vazados regularmente, ou mesmo limpezas periódicas das margens.
(c) António Carlos Dias Nogueira

2 comentários:

  1. caro amigo, parabens por este reparo está aqui parte importante do nosso potencial turistico e de facto é de louvar e denunciar tais praticas de falta de civismo.
    esperamos que exista uma intervenção de sinalética e desponibilizar meios para prevenir e evitar tais abusos de falta de civismo e respeito, para com todos os utilizadores.
    se queremos evoluir e defendemos a evolução tem de se agir... bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que voltaste almerinda...estás perdoada

    ResponderEliminar