
Ou conversando acerca de S. Martinho da Cortiça.

De entre os assuntos focados, os principais diziam respeito ao aproveitamento turístico da albufeira da barragem das Fronhas e ao Plano de Ordenamento da Barragem das Fronhas (POAF) que permitirá transformar em produto o potêncial deste recurso, e ao saneamento básico na povoação de Sail e outras da freguesia, obra que as populações anseiam e muito necessária para garantir a qualidades das águas da rio Alva, de onde as freguesias do baixo concelho - S. Martinho da Cortiça, Pombeiro da Beira e Sarzedo - se abastecem.
João Pedro Ralha Portugal e Arménio Meneses referiram-se ainda programa eleitoral que a lista que encabeçam propõe à Freguesia de S. Martinho da Cortiça e que será em breve apresentado.
Dr. Miguel Ventura reforçou o seu interesse em apoiar o desenvolvimento social, turístico, ambiental e económico da Freguesia de S. Martinho da Cortiça e de todo o baixo Concelho, demonstrado também pela escolha para as listas do PS à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de diversos elementos ligados à nossa Freguesia.
Estão a ser feitos convites aos candidatos autárquicos da freguesia de Lavegadas e do município de Vila Nova de Poiares assim como à outras instituições e população em geral.
É um importante documento estratégico que procura conciliar a forte procura desta área com a conservação dos valores ambientais e ecológicos e, principalmente, com a preservação da qualidade da água e o aproveitamento dos recursos através de uma abordagem integrada das potencialidades e das limitações do meio.
(Da esquerda para a direita: dr. Patrick Dias da Cunha, dr. Bernando Campos, Arménio Meneses, João Pedro Ralha Portugal Sousa, dr. Miguel Ventura, Pedro Sousa)
Como objectivo, ouvir todos os participantes acerca dos problemas e preocupações que prioritariamente a Freguesia deveria ver resolvidos. E as sugestões foram muitas e diversas.
Genericamente, destacam-se 4 pontos fundamentais: apoio social às populações, aproveitamento turístico do vale do Alva, resolução de diversos problemas ambientais, e apoio ao desenvolvimento industrial.
Usaram da palavra diversos participantes, que foram comentados por alguns candidatos do Partido Socialista que constituiram a mesa: o dr. Miguel Ventura, candidato a presidente da Câmara Municipal, o dr. Bernando Campos, candidato a vice-presidente, e o João Pedro Ralha Portugal de Sousa.
De salientar deste encontro, a intervenção do sr. Eduardo Ventura, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil, que prestou todo o seu apoio e colocou a sua experiência à disposição da população no sentido de se formar o que possa vir a ser uma secção dos bombeiros em S. Martinho da Cortiça, numa freguesia das mais extensas e florestadas do concelho.
Também as de Casimiro Gândara defendendo a revitalização do pólo industrial, de Romeu Correia defendendo o levantamento das potencialidades turisticas da freguesia, de Marcial Portugal defendendo a execução do saneamento básico e de Hugo Dias defendendo a criação de estruturas de apoio social à população.
Contribuições muito interessantes que demonstram que a população, que conhece e vive os problemas, anseia que se faça mais e melhor pela nossa freguesia.
"O Grupo Motard's Asas da Liberdade vem por este meio convidar-vos a participarem no 3º Passeio Moto-Turístico Asas da Liberdade, que será entre o Concelho de Arganil e Oliveira do Hospital, a realizar no dia 13 de Setembro de 2009. Esta actividade tem como objectivo o convívio entre Motard's e amigos e dar a conhecer as nossas belas paisagens e centros turísticos, sendo o ponto alto do passeio a visita à aldeia histórica do Piódão e Sra. do Colcorinho. Esta actividade conta com almoço na Praia Fluvial (Parque Merendeiro) de Alvôco das Várzeas no valor de 10 rodas por participante, que levará para casa uma lembrança."
A romaria ao Santuário de Santa Eufémia na Moita da Serra é uma das romarias que sempre tem motivado o povo da freguesia de S. Martinho da Cortiça. Desde há muitos anos que os fregueses abdicavam do feriado municipal, a 07 de Setembro, para irem depois em magote, a pé, merendar à Moita da Serra. Encontrar velhos conhecidos, enfeirar bugigangas e o velhinho Borda d'Água e ir petiscando da cestinha de verga do farnel com uns e de outros. É tradição secular entre todos os povos de Mondalva - S. Martinho da Cortiça, Carapinha, S. Pedro de Alva, S. Paio, Travanca e Oliveira do Mondego - e outros limítrofes e são poucos os que se atrevem a faltar. Amanhã lá nos encontraremos!
Aquele rio, com suas ínsuas profusamente cultivadas, com suas antigas moendas já descritas no foral da Sanguinheda, rodas de tirar água habilmente montadas e desmontadas com a sucessão dos invernos e areais com as lavadeiras tomando conta das crianças que chapinhavam e da roupa a corar, foi então alagado e, com ele, parece, a ligação sentimental do povo ao seu rio.
Como que para se esquecer o desgosto, lhe voltasse as costas...
Contudo, a saída das águas frias, gélidas, do fundo da barragem das Fronhas criou o clima ideal para que o Alva fosse povoado de trutas e se tornasse hoje em dia um dos principais destinos dos amantes deste tipo de pesca desportiva.
A vizinha freguesia da Lavegadas, e principalmente a Moura Morta (vejamos os inúmero artigos publicados acerca deste tema), junto com o município de Vila Nova de Poiares, está a fazer o seu caminho de aproveitamento deste troço do rio Alva, apostando na pesca desportiva.
Ponte da Mucela e Mucelão, deste lado, vêem actualmente os seus troços do rio votados ao abandono.
É que, julgamos, criada a atracção, não faltariam certamente os turistas que iriam, depois de um dia bem passado, usufruir da gastronomia local nos nossos restaurantes e até pernoitar nas nossas pensões...
(Algumas fotos retiradas do amigo mouramorta.blogspot.com)
*
*
*
*
1. José Dias Ferreira Pombeiro da Beira
*
Candidatura "Por Arganil, Concelho com Futuro" 1. Manuel Augusto Simões Rodrigues Arganil
*