segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Tuna de São Martinho canta as Janeiras 2015

«“As Janeiras” ou o “Cantar as Janeiras” é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um Feliz Ano Novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.
Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês. E é nesse espírito que a Tuna de S. Martinho vai mais uma vez relembrar esta tradição.

Percorrendo algumas das associações da Freguesia de S. Martinho da Cortiça, pretendemos assim relembrar esta tradição tão popular na nossa freguesia, embora não sendo como antigamente, em que eram cantadas as Janeiras de casa em casa, não queremos que este costume seja esquecido, e pretendemos acima de tudo relembrar os mais antigos das suas memórias de juventude e dar um exemplo aos mais novos de como eram feitos estes cantares e este convívio entre gerações. Deste modo, queremos também desejar um Feliz Ano Novo a todas as colectividades que nos abrem as suas portas e a todas as pessoas que se juntam para ouvir o “Cantar das Janeiras”.

Gratos pela atenção,
A Tuna de S.Martinho»

Sem comentários:

Publicar um comentário