quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comentários anónimos estão interditos neste blogue!

Por motivos que alguns sabem e muitos imaginam, os comentários anónimos estão interditos neste blogue a partir de hoje.
Não resisto a partilhar um texto de um outro bloguista acerca deste assunto:

"Quando alguém opta por se esconder por detrás do anonimato (e é de esconder que se trata) é porque pretende salvaguardar uma de duas coisas: a sua imagem, por sentir que pode ser afectada pelo que diz, ou a sua pele, por temer a represália inerente a qualquer excesso que cometa, como um insulto (...).

Mesmo quando a pessoa anónima pretende apenas dizer uma verdade necessária mas receia as respectivas consequências, e por muito boa que seja a sua intenção, está a fugir à responsabilidade inerente ao seu gesto e nesse caso estamos perante um acto de cobardia (...). É a diferença entre um medroso e um merdoso, bem vistas as coisas.

Colocadas essas coisas no plano devido, é inevitável concluir que o anónimo capaz de utilizar essa vantagem competitiva para poder denegrir alguém sem ao menos aceitar o preço a pagar, as mazelas na imagem de pessoa de bem (...) não pode fugir ao estatuto que assim abraça. E a cobardia custa sempre a engolir diante do espelho, excepto se a pessoa em causa for demasiado estúpida para perceber esta lógica simples: insultar sob a capa do anonimato equivale a apedrejar alguém pelas costas escondido atrás de uma árvore.

Daí me parecer necessário chamar os bois pelos nomes (...).
É que se a pessoa insultada ou denegrida acusa o toque mas tem que disparar às cegas e correr o risco de ficar mal vista se responder à altura do que lhe disseram, a outra pessoa que sentiu o prazer mesquinho, porque impune, de dizer algo que não teria tomates para repetir com a identidade a descoberto, não pode deixar de vestir a pele cobardolas perante os factos que estão à vista (...) mas também na percepção de quem lhes lê as atoardas.
Menos cobardes só mesmo os que preferem fugir depois de atacarem os outros. Pelo menos tiveram a coragem necessária para darem a cara pelas suas ousadias fedelhas."

3 comentários:

  1. Realmente acho uma boa opção! Acho até que qualquer um de nós, bloguistas, deveriamos optar por idêntico sistema.
    É lógico que quem se esconde por trás da palavra "anónimo" boa rês não será, ou boa coisa não dirá, ou mesmo as duas coisas...
    Quem diz o que pensa mostrando a cara, mesmo podendo não estar certo, é uma pessoa que sempre merecerá consideração. Caso contrário só merecerá desprezo
    Maga

    ResponderEliminar
  2. Saúdo com grande satisfação a decisão corajosa de interditar comentários anónimos. Corajosa, porque um blogue vive, também, da discussão e essa irá diminuir nos próximos tempos. Mas sou daqueles que acha que uma discussão só vale a pena se for civilizada. A discussão com base em insultos não interessa a ninguém.
    Patrick Dias da Cunha.

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo. A difamação, a injúria e a falta de resprito são o argumento dos fracos e dos cobardes e por isso, não merecem aceitação bloguista todos aqueles que se intitulam de "anónimos" escdrevendo sob a capa do anonimato.

    ResponderEliminar