Por motivos que alguns sabem e muitos imaginam, os comentários anónimos estão interditos neste blogue a partir de hoje.
Não resisto a partilhar um texto de um outro bloguista acerca deste assunto:
"Quando alguém opta por se esconder por detrás do anonimato (e é de esconder que se trata) é porque pretende salvaguardar uma de duas coisas: a sua imagem, por sentir que pode ser afectada pelo que diz, ou a sua pele, por temer a represália inerente a qualquer excesso que cometa, como um insulto (...).
Mesmo quando a pessoa anónima pretende apenas dizer uma verdade necessária mas receia as respectivas consequências, e por muito boa que seja a sua intenção, está a fugir à responsabilidade inerente ao seu gesto e nesse caso estamos perante um acto de cobardia (...). É a diferença entre um medroso e um merdoso, bem vistas as coisas.
Colocadas essas coisas no plano devido, é inevitável concluir que o anónimo capaz de utilizar essa vantagem competitiva para poder denegrir alguém sem ao menos aceitar o preço a pagar, as mazelas na imagem de pessoa de bem (...) não pode fugir ao estatuto que assim abraça. E a cobardia custa sempre a engolir diante do espelho, excepto se a pessoa em causa for demasiado estúpida para perceber esta lógica simples: insultar sob a capa do anonimato equivale a apedrejar alguém pelas costas escondido atrás de uma árvore.
Daí me parecer necessário chamar os bois pelos nomes (...).
É que se a pessoa insultada ou denegrida acusa o toque mas tem que disparar às cegas e correr o risco de ficar mal vista se responder à altura do que lhe disseram, a outra pessoa que sentiu o prazer mesquinho, porque impune, de dizer algo que não teria tomates para repetir com a identidade a descoberto, não pode deixar de vestir a pele cobardolas perante os factos que estão à vista (...) mas também na percepção de quem lhes lê as atoardas.
Menos cobardes só mesmo os que preferem fugir depois de atacarem os outros. Pelo menos tiveram a coragem necessária para darem a cara pelas suas ousadias fedelhas."
Da minha janela: E como o Fundo da Vila renasce!
-
*E como o Fundo da Vila renasce!*
No dia em que início esta minha crónica, o meu velho coração está a
transbordar de alegria.
Recebi uma fotografia d...
Há 1 dia
Realmente acho uma boa opção! Acho até que qualquer um de nós, bloguistas, deveriamos optar por idêntico sistema.
ResponderEliminarÉ lógico que quem se esconde por trás da palavra "anónimo" boa rês não será, ou boa coisa não dirá, ou mesmo as duas coisas...
Quem diz o que pensa mostrando a cara, mesmo podendo não estar certo, é uma pessoa que sempre merecerá consideração. Caso contrário só merecerá desprezo
Maga
Saúdo com grande satisfação a decisão corajosa de interditar comentários anónimos. Corajosa, porque um blogue vive, também, da discussão e essa irá diminuir nos próximos tempos. Mas sou daqueles que acha que uma discussão só vale a pena se for civilizada. A discussão com base em insultos não interessa a ninguém.
ResponderEliminarPatrick Dias da Cunha.
Completamente de acordo. A difamação, a injúria e a falta de resprito são o argumento dos fracos e dos cobardes e por isso, não merecem aceitação bloguista todos aqueles que se intitulam de "anónimos" escdrevendo sob a capa do anonimato.
ResponderEliminar