A RTP, avança com a notícia que o Rio Alva poderá tornar-se numa das "7 maravilhas de Portugal". Este troco do Rio Alva é também partilhado pelas freguesias de S. Martinho da Cortiça e Pombeiro da Beira, do concelho de Arganil. Mas infelizmente para os cojenses, é o concelho de Poiares que apresenta a candidatura, através de recanto na mais pequena freguesia do concelho de Poiares (Lavegadas), no lugar de Moura Morta.
"Local de beleza singular, onde fauna e flora se encontram com esplendorosa simplicidade, a aldeia da Moura Morta, chega até ao Rio Alva dispersa por vales, onde as Moendas do Caneiro ainda teimam em desviar as águas que outrora fizeram moer o cereal", lê-se no texto da candidatura, onde a autarquia destaca a pureza das águas fluviais que acolhem espécies como Barbos, Bogas, Escalos e Trutas.
Também a flora "é digna de registo, onde a par da vegetação ripícola surgem espécies de influência mediterrânica, num convívio harmonioso que enriquece esta verdadeira artéria ecológica, criando intercâmbios genéticos verdadeiramente únicos e essenciais para a biodiversidade de um património natural quase intocado", continua a ler-se.
Aceite a candidatura, decorre agora a primeira fase de selecção, sendo que a decisão final só será conhecida em Setembro de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade.
Reconheça-se ao blogue da Moura Morta, e ao seu dinamizador, o Luís Filipe "Mouramortino", o papel fulcral de divulgação do seu (nosso) Rio Alva nas dezenas de artigos que vem publicando, nos inúmeros contactos que tem feito com a comunicação social da nossa Região, e no insistente alerta junto da Câmara Municipal de V.N. Poiares, que finalmente reconheceu as potencialidades turísticas deste magnífico Rio.
Sem comentários:
Enviar um comentário