segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alunos de Turismo Ambiental e Rural visitam a Quinta do Carapinhal

“Pessoas extraordinárias podem ser encontradas em qualquer país do mundo. Contudo, existem determinados países que, em determinadas alturas, criam oportunidades excepcionais para que os seus cidadãos sejam bem sucedidos.

No final do ano passado, a revista norte-americana Newsweek realizou um estudo com o objectivo de responder à seguinte pergunta: quais são os países que, neste preciso momento da história da Humanidade, criam as melhores condições para que os seus filhos vivam uma vida saudável, segura e razoavelmente próspera? O estudo é bastante complexo, classificando todos os países do mundo em função de determinados critérios (sistema de saúde, sistema de educação, competividade económica, etc.). Os países que aparecem no topo da classificação final (Finlândia, Canadá, Holanda, Suiça) têm todos, segundo este estudo, um excelente sistema de educação.
A conclusão é simples e óbvia: quanto melhor for o sistema educativo de um país maior é a probabilidade desse país contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar dos seus cidadãos.
Na foto: Tânia Ferreira, Patrick Dias da Cunha e professora Rosário Filipe
Assim, é com grande interesse que acompanho os temas relacionados com a educação e, através da Vumba, temos procurado contribuir para a aproximação das escolas à realidade empresarial. Há umas semanas atrás dei conta neste blog das visitas de estudo efectuadas por uma turma do Agrupamento de Escolas de Arganil e por um grupo de alunos da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Hoje, o tema é a visita efectuada à Vumba, no passado dia 3 de Maio, por uma turma do 12º ano da Escola Secundária de Arganil.
Uma das alunas, Tânia Ferreira, de Vale de São Martinho, dedicou a sua prova de aptidão profissional do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural à exploração agro-pecuária da Vumba.
Enquadrada na parte prática da referida prova, a aluna organizou uma caminhada ao longo de duas das rotas pedestres que existem na exploração. Durante a caminhada, que decorreu num ambiente descontraído e divertido, os alunos foram ouvindo pequenas histórias, umas relacionadas com a freguesia e outras com a flora e fauna locais. O passeio terminou com um almoço na margem da Barragem Lúdica e com todos os estudantes a cantar os parabéns à Carolina Carvalho, uma aluna que fazia anos nesse dia.”

Por: Patrick Dias da Cunha

1 comentário: