domingo, 3 de janeiro de 2010

Caminhada pela Benfeita

Assim, num destes últimos feriados de Dezembro foi feito um passeio pelo Caminhos de Xisto da Benfeita por um grupo de caminheiros de S. Martinho da Cortiça.

Esta é uma actividade, que estrategicamente bem estruturada, também pode, sem dúvida, contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo nestas regiões, com impacto positivo na vertente social, ambiental, cultural e económica. 
Existem até vários exemplos de sucesso em vários pontos do nosso País e do Mundo.

Um convívio entre amigos, a repetir um dia destes.

O percurso deu a conhecer os laboriosos muros, barrocas e veredas construidas por mãos humanas no sentido de tornar cultiváveis aquelas serranias. Admirável!

  

No sinal: "Não te preocupes com os cães; são muito simpáticos". Eles não apareceram. E nós nem duvidámos...

Nas cercanias da Fraga da Pena.

E claro, desta vez não falhou um almoço (mais um banquete) para retemperar as energias, servido pela tarde a dentro na Casa do Sr. Nunes e D. Alice, na Benfeita.


Em breve repetiremos mais uma caminhada, mas desta vez pela nossa Freguesia, com tantos caminhos agradáveis por esses montes e ribeiras.
E não deixaremos de convidar todos quantos queiram participar.

Os passeios pedestres situam-se entre o desporto e o turismo. A sua prática resume-se a um caminho a percorrer, desfrutando-se toda a Natureza, ora descansando, ora tirando fotografias num contacto íntimo com o mundo animal e vegetal, sem pressas de chegar ao fim.
  

2 comentários: