quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Praias fluviais a jusante da barragem das Fronhas

Desde a construção da barragem das Fronhas, em 1985, que, apesar do grande potencial turístico da sua albufeira, a freguesia de S. Martinho da Cortiça se foi desligando, infelizmente, do seu rio Alva. Aquele rio, com suas ínsuas profusamente cultivadas, com suas antigas moendas já descritas no foral da Sanguinheda, rodas de tirar água habilmente montadas e desmontadas com a sucessão dos invernos e areais com as lavadeiras tomando conta das crianças que chapinhavam e da roupa a corar, foi então alagado e, com ele, parece, a ligação sentimental do povo ao seu rio. Como que para se esquecer o desgosto, lhe voltasse as costas...Contudo, a saída das águas frias, gélidas, do fundo da barragem das Fronhas criou o clima ideal para que o Alva fosse povoado de trutas e se tornasse hoje em dia um dos principais destinos dos amantes deste tipo de pesca desportiva.A vizinha freguesia da Lavegadas, e principalmente a Moura Morta (vejamos os inúmero artigos publicados acerca deste tema), junto com o município de Vila Nova de Poiares, está a fazer o seu caminho de aproveitamento deste troço do rio Alva, apostando na pesca desportiva.Ponte da Mucela e Mucelão, deste lado, vêem actualmente os seus troços do rio votados ao abandono.
Porque que é que a freguesia de S. Martinho da Cortiça não faz, também o seu caminho de valorização deste troço comum do rio Alva?
Existe a praia fluvial da Ponte da Mucela, pelo menos, e seria de estudar a possibilidade de fazer um percurso pedestre ao longo do rio entre esta praia e a Foz do Ribeiro, junto à barragem.
É que, julgamos, criada a atracção, não faltariam certamente os turistas que iriam, depois de um dia bem passado, usufruir da gastronomia local nos nossos restaurantes e até pernoitar nas nossas pensões... (Algumas fotos retiradas do amigo mouramorta.blogspot.com)

12 comentários:

  1. É com enorme prazer que vejo aparecer na blogosfera mais um blogue da nossa região.
    Foi com alegria que vi que tinha sido criado um blogue sobre São Martinho da Cortiça, porque para além do meu pai e dos meus avós paternos serem do Cavaleiro, também tenho aí alguns familiares e amigos.

    Ao Futuro Executivo da Junta e da Câmara Municipal (independentemente das suas cores partidárias) espero que algumas das ideias que nós lutamos para a margem esquerda do Alva no Troço entre a Barragem das Fronhas e a Ponte da Mucela, sejam também abraçadas "da parte direita" para desta forma podermos fazer mais e melhor, para que ambos possamos ganhar.

    Um abraço
    Mouramortino

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma excelente ideia sr administrador deste blog que todos os fregueses de S. Martinho deveriam refletir e dar ideas/sugestões para incrementar mais e melhor o turismo ( grande fonte de receita ) na nossa freguesia.
    Por mim prometo refletir nesta proposta e voltar para dar o meu contributo.
    Bem haja
    Um sao martinhense.

    ResponderEliminar
  3. Porque não recuperar uma ou várias casinhas que ainda existem à beira rio (arrumos de ferramentas agrícolas) para que sirvam de apoio a esses passeios ao longo do rio ou aos pescadores da truta?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Já vão tarde, essa ideia já está a ser executada pela junta.

    ResponderEliminar
  5. Por curiosidade em que parte é que está a ser executada!

    ResponderEliminar
  6. LOOL. A começar tem de ser pelo pricípio...

    ResponderEliminar
  7. Amigo PA tens um portugues espectacular, deves frequentar os novos cursos das novas oportunidades.
    Estas sempre em defesa de quem??.......

    ResponderEliminar
  8. Onde se pode comer perto da barragem?

    ResponderEliminar
  9. Onde posso comer nesta regiao, caso queira passar um dia na barragem?

    ResponderEliminar
  10. Existem uns quantos restaurantes na região, nomeadamente o "Cantinho" em Mucelão, o "Caçula" em S. Martinho da Cortiça, o "Dominó" no Ramal de Pombeiro. Posso aconselhar o "Vimieiro", junto ao ro Alva, na estrada de Paradela paa Hombres.

    ResponderEliminar