domingo, 6 de maio de 2012

Turismo rural no Vale da Ovelha - Carapinha

A família Paravano, originária da África do Sul, acabou por descobrir um cantinho embrenhado nas nossas Serras: o Vale da Ovelha. Aos poucos, foram recuperando uma casa onde recebem hóspedes que queiram vir conhecer mais uma aldeia perdida da Beira Serra.

O apartamento possui um grande salão e existe uma cozinha totalmente equipada. O quarto é uma suite com uma sala de banho.
Tem uma sala extra que acomoda 2 pessoas e está disponível mediante solicitação.
A sala tem sua própria entrada e é totalmente privado.

A reserva está disponível no site EscapeLets.com.

A aldeia de Vale de Ovelha está situado nas colinas a nordeste de Coimbra, e muito perto das vila de Arganil e Tábua. A extensa albufeira da Barragem da Aguieira está muito perto.
A localização é bastante tranquila e as vistas belíssimas e é ideal para passeios de bicicleta, caminhadas e oferece oportunidades para pesca, natação, bem como eco-turismo.







Ingo Paravano descreve assim a sua aldeia:

"Vale de Ovelha. A aldeia deve seu nome ao grande número de ovelhas frequentemente trazidas para o vale para pastar na vegetação luxuriante e flores silvestres. Desde tempos antigos que grande parte da região era coberta por floresta nativa.
A aldeia original foi estabelecida em torno do início século XVI; o sino da capela tem a data de fundição de 1743.
A aldeia pitoresca é situada na encosta de um das colinas circunvizinhas, de onde se avista um círculo de beleza serena.
A aldeia é um exemplo típico de agricultura de subsistência, numa região onde se encontram todos os meios necessários. Os materiais de construção para as casas e anexos são a pedra local. Características desta aldeia são as suas eiras, usadas ​​para a secagem e debulha de milho. Como é típico desse tipo de aldeias, a terra de cada pequena fazenda foi cuidadosamente emparedada em forma de terraços.
Na aldeia pode ser comprado azeite fino de qualidade e mel de flor silvestre produzido localmente."





"Quanto maior a altitude a região montanhosa é dominada por um coberto vegetal Maquis e Garrigue.
No vale, o tipo de vegetação torna-se em floresta Estacional Decidual de Maquis nas áreas mais expostas.
Ocorre geada nos meses de inverno e as espécies vegetais presentes na região são bem adaptadas ao frio.
Várias espécies de orquídeas raras são observadas aqui em Primavera.
Espécies raramente vistas de aves ocorrem por todo o vale, incluindo águias. Várias outras espécies de ave de rapina são residentes em toda a região, incluindo quatro espécies de coruja, bem como várias espécies do falcão.
Espécies de mamíferos localizam-se generalizadamente. O lince ibérico ocorre na região. Texugos, raposas, gatos selvagens genetas e lontras ocorrem na região, bem como javali.
Um número grande e diversificado de espécies de plantas são abundantes no vale e nas colinas circundantes. Uma pequena população de Narciso bulbicodicum, ocorre generalizada. Pelo menos três espécies de Lavandula, incluindo Lavandula Stoechas ocorrem na região. Três espécies de Cistus incluindo as flores rosa Cistus crispus ocorrem na região.
Pelos meses de Verão muitas espécies raras de borboleta acontecem ao longo das regiões mais altas."



1 comentário: