sábado, 22 de janeiro de 2011

Finalmente a classificação dos freixos do adro da igreja de S. Martinho da Cortiça

Foram finalmente classificados os freixos do adro da igreja de S. Martinho da Cortiça como Árvores de Interesse Público.
No aviso nº 24/2010 emitido pela Autoridade Florestal Nacional a 23 de Dezembro de 2010, quase 1 ano depois do e-mail que enviei, com o conhecimento da Junta de Freguesia, solicitando classificação dos freixos, está garantida às "belas e frondosas árvores que cobrem um largo pitoresco junto à Igreja Matriz" a protecção necessária, pois que toda a árvore de interesse público não poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.

A classificação destes dois freixos, cientificamente conhecidos por "Fraxinus angustifolia Vahl", não é, de todo, "ad eternum".
Enquanto seres vivos que são, é necessário que todas as intervenções necessárias sejam feitas por pessoal competente, conhecedor das melhores e mais apropriadas técnicas de limpeza, poda e outros tratamentos, pois que, como ocorreu a desejada classificação, também poderá ocorrer a sua desclassificação!

Sem comentários:

Publicar um comentário