segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

António Dias da Cunha agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho

O Ministro da Defesa José Pedro Aguiar Branco esteve no passado dia 15 de Dezembro, em Arganil a presidir à sessão solene de atribuição de Medalhas de Ouro do Concelho de Arganil ao ex-presidente do Sporting e empresário, Dr. António Augusto Serra Campos Dias da Cunha, ao antigo autarca e médico Dr. Armando Dinis Cosme e à antiga ministra das Finanças Dr.ª Maria Manuela Dias Ferreira Leite.

Esta distinção esteve programada para o dia 7 de Setembro, não tendo ocorrido devido aos incêndios que fustigaram o Concelho de Arganil.
António Augusto Serra Campos Dias da Cunha (Beira, 1933) é filho de José Dias da Cunha e de sua mulher Maria Isaura Matias Serra Campos, ambos de São Martinho da Cortiça, Arganil.

Instalado em Portugal desde os nove anos, manteve-se sempre ligado a Moçambique, onde posteriormente estabeleceu diversos negócios e deu apoio a instituições sociais.
Grande amigo da sua freguesia natal, S. Martinho da Cortiça, tem sido juntamente com a sua Família um dos principais beneméritos em diversas obras.

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, praticou vários desportos enquanto estudante universitário, alternando entre o futebol, o andebol e o basquetebol. No râguebi chegou a participar no campeonato nacional da I Divisão.

Associou-se ao Sporting Clube de Portugal a convite de Emídio Pinheiro, um antigo presidente da Assembleia-Geral. Ainda antes do 25 de Abril de 1974 tornou-se amigo de José Roquette e, mais tarde, foi com ele para a Direcção do SCP. Em Agosto de 2000, assumiu a presidência do clube e da Sociedade Gestora do Património do Sporting, sucedendo a José Roquette, que transformara o clube numa Sociedade Anónima Desportiva. Sob a sua presidência arrancaram em finais de 2001 as obras do novo Estádio de Alvalade e o Sporting foi campeão nacional de futebol na temporada 2001/2002.

António Dias da Cunha apareceu em diversos momentos ligado ao Partido Socialista - é militante na concelhia de Arganil - tendo apoiado publicamente as candidaturas presidenciais de Mário Soares e Jorge Sampaio. Foi presidente da Assembleia Municipal de Arganil.

Tem dois filhos, Patrick e Alexandre Dias da Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário