sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Casa do Povo de S. Martinho da Cortiça vai funcionar como IPSS

Depois de ter estado desativada durante alguns anos, a partir de janeiro de 2011, a Casa do Povo de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil, vai passar a funcionar como instituição particular de solidariedade social (IPSS).

O anúncio foi feito pelo presidente da junta de freguesia local, na sessão solene de abertura da XXIV Feira Franca, certame que decorreu no fim-de-semana em São Martinho da Cortiça.
Defendendo que a Casa do Povo deve estar vocacionada para “fins sociais”, Rui Franco, que também é dirigente da casa desde janeiro deste ano, contou que, para colocar esse espaço ao serviço da sociedade, a direção pediu, em julho, à Segurança Social, a equiparação a IPSS, pedido que veio a ser aceite no passado mês de outubro.
“No próximo ano, iniciaremos como IPSS”, revelou o presidente da junta, enaltecendo que desta forma vai ser preenchido um “espaço que estava vazio”. Explicando que a Cáritas Diocesana de Coimbra garante o apoio aos idosos ao nível de centro de dia, Rui Franco, garantindo que a Casa do Povo pretende ser um dos seus parceiros, referiu que estão “preocupados com os problemas emergentes das famílias”.

 Segundo o presidente da direção da Casa do Povo, o primeiro projeto da coletividade passa por criar uma creche e, posteriormente, “pensar noutras valências sociais”, acrescentando que “querem também arranjar uma solução para os idosos”.
Relativamente à creche, o presidente da junta de S. Martinho da Cortiça constatou a sua necessidade, uma vez que, hoje em dia, “trabalham o marido e a esposa”, e, sem esta valência, os pais são obrigados a “pôr as crianças em sítios mais distantes”. Na ocasião, o autarca anunciou que, para o efeito, querem aproveitar a antiga escola primária de Pombeiras”, um local “central na freguesia”.

in http://www.asbeiras.pt/2010/11/casa-do-povo-vai-funcionar-como-ipss/

10 comentários:

  1. O que faz falta é animar a malta. Com o devido respeito, nessa Freguesia há gente trabalhadora que não tem emprego, mas quer trabalhar e não esmolar. Mais uma coisita para encher a barriga às assistentes sociais e aos desocupados que precisam destas para lhes dar o aval para fazer filhos com fartura para todos nós sustentar-mos. Tenho este defeito - não me consigo calar.
    De qualquer forma, tudo o que for para colocar a Freguesia a "andar" eu gosto. E o Rui Franco, justiça lhe seja feita, tem feito por isso.Ana Correia de Oliveira (gosto de assinar o que digo)

    ResponderEliminar
  2. Não a justiça para pessoas como o rei franco.
    E a ditadura se vive em são Martinho dada pelo rei franco e se ele pode-se muitas pessoas ião parar a forca

    ResponderEliminar
  3. Que ignorância! Tudo bem que assine, mas o melhor é estar calada.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com essa da forca. E agora percebo aquelas obras na Sanguinheda, no Oiteiro da Forca.
    Calem-se! Ou vão inaugurar a dita obra.
    Ass: ACO

    ResponderEliminar
  5. Alguém me pode informar quem é que são a "colectividade" que vai formar a IPSS? Se não forem da construção civil não estou a ver como vão "fazer" a creche? Mais uns tachos, é o que é.
    Desde que não seja eu a pagar os salários, por mim até lá podem fazer uma extensão da assembleia da república. Postos de trabalho para as pessoas que têm que ir trabalhar longe da nova creche NICLES! E faz favor de não me chamar ignorante também.

    ResponderEliminar
  6. Quem é esta senhora?
    Se é para dizer o que diz vale mais....

    ResponderEliminar
  7. Adotando critério de outros blogs,não deveriam ser aceites comentarios de Anónimos.

    ResponderEliminar
  8. Com o devido respeito, que merecem as pessoas que trbalham, devo dizer com bastante tristeza, tanta ignorancia se diz, à frente de um munitor e sem um nome, para nao se comprometerem, ou será mesmo falta de coragem, em assumir em publico o seu fracasso?
    O senhor anónimo, que diz que o IPSS é mais uns tachos, de certeza que estará mal esclarecido, primeiro devia informar-se ou talvez ate, tornar-se SOCIO, para poder ser mais activo a sociedade.
    Por falar em tacho, fala-se à boca cheia, que andam pra aí, uns desocupados enfatiados, que estam de baixa, mas querem poleiro. Hora digam-me lá que esta correcto, ou será curreto?


    Assin.Alberto Trindade

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais com o fim do anonimato, até porque podem sempre utilizar o nome de outras pessoas para dar continuidade aos ataques políticos de pouca imaginação como "o rei vai nú" e outros que denúciam falta de respeito pela opinião alheia. Ao anónimo vidente que pergunta quem é a senhora, mude de bola de cristal.

    ResponderEliminar
  10. Por falar em tachos...casos diferentes, é certo, porque uma instituição particular de solidariedade não é a segurança social, mas viram o que se estava a preparar para o "coordenador" de um programa financiado pelo estado, destinado a apoio social? 2.400,00 € de sálario mensal, para o coordenador, que se note, não para os pobres! Por essas e por outras é que algumas pessoas já não acreditam na boa fé alheia. E correcto seria esclarecer diferenças para eliminar compreensíveis desconfianças.

    ResponderEliminar