sábado, 18 de setembro de 2010

Museu Paroquial de S. Martinho da Cortiça

Foi assinado no passado dia 12 de Setembro um contrato entre a Câmara Municipal de Arganil e a Fábrica da Igreja de cedência da antiga escola primária, recentemente jardim de infância, para Museu Paroquial.
  
Após a missa dominical às 15h00, foi apresentado o espaço à população. O Museu Paroquial, ainda em instalação, já conta com algumas peças de carácter religioso, de onde se destaca a pintura da cena em que que o soldado S. Martinho divide a sua capa com o Mendigo, outrora exposta do Altar-mor da nossa Igreja, mas também de catácter etnográfio, como diversas peças do quotidiano do nosso povo, doadas por diversas pessoas.

O edifício, amplo e dividido de maneira a incluir também a residência do professor, foi construído e inaugurado pelo presidente da Junta, o Prior José Nunes Correia, em 1875.

Logo de seguida houve lanche para toda a população, intercalando a actuação do grupo de dança dos alunos de S. Martinho da Cortiça, e a actuação da Tuna de S. Martinho.
    

13 comentários:

  1. Pão e circo...

    Primeiro destruíram a escola, removendo os azulejos e apagando o seu significado histórico e funcional, colocando esse chão "maravilhoso", que se vê na 2ª foto, claramente enquadrado com a História e antiguidade do edifício. A bela tijoleira...

    Agora, em pleno séc. XXI, num Estado laico (que tem um Presidente da República que acompanha, integralmente a visita do Papa durante os 3 dias) e num claro elogio ao Património de S. Martinho da Cortiça, faz-se um Museu Paroquial...
    Nunca serei contra a construção de museus, seja qual for o seu conteúdo e mensagem, mas parece-me que este invoca mais a cegueira de um poder local, claramente "papa-hóstias", do que enaltece o Passado da Freguesia.
    Vá lá S.Martinho da Cortiça ainda não é Santa Comba Dão, senão talvez o Museu fosse outro...

    ResponderEliminar
  2. Olhe cá! Padre vInacio, os politicos depois do 25 de Abril não tem sido de Santa Comba Dão, mas o resultado da sua dedicação à causa publica está espelhada nas noticias diárias que todos vemos, é caso para dizer: Levanta-te Tónio e volta! estás perdoado!

    ResponderEliminar
  3. O Padreco, devia achar melhor fazer naquele local um museu erótico. Que Deus te perdoe a fraqueza de espirito.

    ResponderEliminar
  4. Olha Padre vInacio! Vai dar banho ó cão!

    ResponderEliminar
  5. O que é isso de Estado Laico?

    ResponderEliminar
  6. Eu gostaria de ver o museu a que dias e horas esta aberto?

    ResponderEliminar
  7. para visitares o museu tem que pedir a chave ao Rei Franco.

    ResponderEliminar
  8. Emfim o "nosso" Povinho vai em larachas de Museus de Padrecos e Papas-Hostias, já tá a arrancar a Campanha Eleitoral? Ou vamos assistir a uma guerra de cadeiras e de protagonismos....muito sinceramente este povinho anda tapado, vamos mas é inaugurar fabricas, postos de trabalho, empegos, produzir riqueza, acordem!! Ainda não chegamos à Madeira, mas por este andar vamos lá chegar e ser "governados" por Albertos João Jardins... ACORDEM!!

    ResponderEliminar
  9. Nós já reparámos que não estamos a ser governados pelo Alberto. Se estivessemos a bandalheira e a roubalheira não seria o que é.
    Sócrates é bom!
    Volta Tónio!

    ResponderEliminar
  10. Nos Açores é que é democracia.
    É igual ao da Madeira, mas do PS, por isso é bom.
    Tal como em Cuba ou na Venezuela, ninguem do PS critica, é bom!
    As trapalhadas deste Governo Sócrates, tudo transparente!
    Soares, onde estás com a tua voz de pai da democracia?
    Está a gozar da milionária reforma.

    ResponderEliminar
  11. E o sr presidente da républica Cavaco Silva do PSD com tantos anos de 1º ministro e de presidente da républica não tem nenhuma responsabilidade no estado em que o país se encontra ?? Ó pessoal que tanto fala no velho Tónio de santa comba se ele cá estivesse já repararam que não podiamos estar aqui trocar piropos ?? será que só o PSD ( direitistas ) é que são bons ?? já agora companheiro de 5 de novembro quantas reformas milionárias goza Cavaco Silva ??.Não seja tão facioso...

    ResponderEliminar
  12. Ignorancia do carago!
    Vamos requar ao tempo do Cavaco? Os ultimos 15 anos Socialstas a desgovernar não chegam?
    Embebedai-vos com politica!

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia a todos , e desejos de um Bom ano de 2015 . Não sou bem de s martinho da Cortiça, mas sim; de Paradela da Cortiça . Sou a única sobrevivente , de um fatídico, acidente , no ano de 78 : Mas dou meus parabéns a quem fez um lindo blogue
    Cordiais Cumprimentos
    De Maria Cândida Sobral M batista ( A Paz de Deus esteja com todos vós)

    ResponderEliminar