domingo, 21 de março de 2010

Vamos Limpar Portugal! - Um sucesso da comunidade em S. Martinho da Cortiça

Decorreu durante o dia de ontem, dia L, a enorme operação de limpeza da floresta de S. Martinho da Cortiça.
Estiveram no terreno 98 voluntários, organizados em mais de 18 grupos de intervenção, ligeira e pesada, a quem foram distribuidas as 45 lixeiras identificadas na Freguesia (no terreno foram identificadas e limpas mais 6).
Limpeza em curso
Os trabalhos começaram às 9h00, após pequeno almoço servido no pavilhão gimno-desportivo do Grupo Desportivo e Cultural.

Durante o dia, os veículos foram chegando ao centro de coordenação onde o lixo, já devidamente separado por plásticos, vidros, papel, sucata, monstros e indiferenciados, foi depositado provisóriamente até à recolha por parte da E.R.S.U.C.
   
   
    Foram recolhidos cerca de 150m3 de resíduos diversos
De todas os pontos identificados, foram distinguidos pelos menos 3 tipos de lixeiras.
Umas já antigas, entretanto até abandonadas, com lixos antigos, e estas provavelmente foram eliminadas definitivamente.
Outras provenientes da acumulação de lixos que flutuam na albufeira da barragem das Fronhas, sobretudo plásticos, e que se acumulam nos recantos das margens. Estes lixos têm flutuado nas águas anos após anos, de um lado para o outro, depositando-se ora aqui, ora ali, à "espera" de serem recolhidos.
Outras ainda, resultam de descargas mais ou menos regulares, sobretudo de monstros e outros tipos de sucata, em locais comummente "aceites" como lixeiras. E para estas, é talvez necessário que se fiscalizem persistentementem estes locais, se responsabilizem os infractores, e se informe generalizadamente a população de que existe já há diversos anos um serviço gratuito de recolha destes resíduos por parte da Junta de Freguesia.
Às 19h30, após aturado e proveitoso trabalho de recolha, foi servido um lanche ajantarado, também no pavilhão gimno-desportivo, onde os voluntários assistiram a uma projecção das fotografias tiradas durante o dia.
Placa identificativa da acção de limpeza:"Estiveram voluntários a limpar este local a 20 de Marlo de 2010 - Por favor, mantenha-o limpo"
Estiveram de parabéns todos os coordenadores desta iniciativa, todos os voluntários e todas as empresas que abnegadamente participaram em tão importante movimento cívico e ofereceram mão de obra, equipamentos, transportes e refeições.
   

4 comentários:

  1. Sr. Presidente da Junta. O lixo que andámos a recolher debaixo de grande tempestade é para ficar à beira do campo de futebol?
    Foi só para mudar as lixeiras de sitio?

    ResponderEliminar
  2. E o sr Presidente da Junta Rui Franco que não pode ajudar todos quantos se disponibilizaram a fazer a recolha do lixo porque não tinha luvas apropriadas para vergar as costas. Que trabalhem os galegos ele está só para se mostrar. Mas é disto que o meu povo gosta.
    Carrega S. Martinho

    ResponderEliminar
  3. Ai o lixo ainda não o apanharão a 5 meses que lá tão

    ResponderEliminar