domingo, 16 de agosto de 2009

Que horas na torre da igreja?

Meio dia e meia hora e o sol já se vai pondo para trás da serra da Atalhada... Como? Qualquer coisa não bate certo... Pois não! É que há já alguns anos que o relógio da torre da igreja de S. Martinho só está certo duas vezes por dia: junto ao meio dia e junto à meia noite... Para quando sua reparação? Parece que existe um electricista da freguesia que está disposto a dar a sua ajuda se cá trouxerem o relojoeiro para detectar a avaria e reparar o mecanisco. Foi-nos dito que houve até em tempos um orçamento da conceituada empresa Cousinha (cujo fundador era oriundo de Sobral Magro, da freguesia de Pomares), mas que não foi aceite pela Comissão Fabriqueira da altura. A reparação ainda importava em mais de 5.000€ e actualmente a prioridade da Comissão Fabriqueira é a reparação e conservação da casa paroquial, que bem precisa. Ainda assim, é uma pena deixar em pousio um mecanismo certamente com algum valor e utilidade. Foi-nos dito até que sobraram alguns dinheiros das últimas grandes obras de beneficiação da igreja, que poderiam bem ser utilizados para este fim. Estes dinheiros estarão ainda na posse da comissão formada ad hoc para superintender as ditas obras e que até já deveria ter prestado contas à Comissão Fabriqueira e ter sido extinta. Para tal, pelo menos, já foi publicamente "convidada"... Porquê a demora? Mãos à obra!...

5 comentários:

  1. Para quê saber as horas numa torre de uma igreja ou capela? Nos dias que correm já nem relógios se usam, todas as pessoas têm telemóveis... ah, se passar um mendigo daqueles que não tem como se orientar nem pelo sol, axo que S Martinho não é uma aldeia fantasma, tem habitantes não tem?! Então meus conterrâneos aquele relógio p'ra mim só tem uma função tapar o buraco em que está embotido. Se vós residisses perto da torre aposto que tinheis uma noite de sono agradável ao som do bit horário!
    Que horas são na igreja matriz de SMC, horas dos marretas da politica pegarem no que não interessa nem ao menino Jesus.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Não sabis que hoje em dia os telemóveis já tinham substituído os relógios ( pobre dos relojoeiros ). Essa do relógio na torre da nossa Igreja Matriz só servir para tapar o buraco em que está embutido é boa, será que os nossos antepassados ao efectuarem a sua construção e ao colocarem ali o relógio eram tão estúpidos?. Caro anónimo das 14:37 se é de S. Martinho não o demonstra ou será que é um dos marretas politiqueiros da nossa Freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Retirem a máquina da torre da igreja, dem-lhe uma boa afinação e ide instala-lo na beira da estrada, para servir a mais gente. Talvez no cruzamento da Portelinha.

    ResponderEliminar
  4. Ve-se que não és um verdadeiro ctólico praticante, pois pela maneira como pensas nenhuma Igreja no país precisará de relógios. Que tal ires pessoalmente aos elementos da fábrica da Igreja e dar-lhes essa sugestão, pois até há pessoas responsáveis a viver perto do cruzamento da Portelinha que ficariam contentes?

    ResponderEliminar
  5. Com pouco mais sugerem que se aplique um telemóvel em vez do relógio na torre da igreja.

    ResponderEliminar