sábado, 12 de setembro de 2009

Encontro com empresários e população

A lista candidata à Assembleia de Freguesia pelo Partido Socialista, encabeçada pelo João Pedro Ralha Portugal de Sousa, convidou vários empresários e população em geral a participar num encontro decorrido ontem no salão da sede da Junta de Freguesia. (Da esquerda para a direita: dr. Patrick Dias da Cunha, dr. Bernando Campos, Arménio Meneses, João Pedro Ralha Portugal Sousa, dr. Miguel Ventura, Pedro Sousa) Como objectivo, ouvir todos os participantes acerca dos problemas e preocupações que prioritariamente a Freguesia deveria ver resolvidos. E as sugestões foram muitas e diversas. Genericamente, destacam-se 4 pontos fundamentais: apoio social às populações, aproveitamento turístico do vale do Alva, resolução de diversos problemas ambientais, e apoio ao desenvolvimento industrial.Usaram da palavra diversos participantes, que foram comentados por alguns candidatos do Partido Socialista que constituiram a mesa: o dr. Miguel Ventura, candidato a presidente da Câmara Municipal, o dr. Bernando Campos, candidato a vice-presidente, e o João Pedro Ralha Portugal de Sousa. De salientar deste encontro, a intervenção do sr. Eduardo Ventura, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Arganil, que prestou todo o seu apoio e colocou a sua experiência à disposição da população no sentido de se formar o que possa vir a ser uma secção dos bombeiros em S. Martinho da Cortiça, numa freguesia das mais extensas e florestadas do concelho. Também as de Casimiro Gândara defendendo a revitalização do pólo industrial, de Romeu Correia defendendo o levantamento das potencialidades turisticas da freguesia, de Marcial Portugal defendendo a execução do saneamento básico e de Hugo Dias defendendo a criação de estruturas de apoio social à população. Contribuições muito interessantes que demonstram que a população, que conhece e vive os problemas, anseia que se faça mais e melhor pela nossa freguesia.

80 comentários:

  1. É engraçado que nessa reunião estejam a opinar pessoas que não moram na freguesia nem no conselho. Não será o caso do Sr. Romeu Correia que mora na freguesia de Paradela Da COrtiça, que pertence ao concelho de Penacova.

    ResponderEliminar
  2. E não serão de escutar todas as opiniões? Sejam de habitantes da freguesia, fora dela, ou mesmo de fora do concelho, ou até de visitantes e dos próprios estrangeiros que frequentam a nossa terra?...

    ResponderEliminar
  3. pois bem, penso que seria sempre positivo aceitar projectos e ideias independentemente a sua origem, se bem que; esta situação mesmo assim não se aplica, e por esta ordem de ideias acredito que seriam poucos os que arricariam em apostar em S. martinho da Cortiça, uma vez que muitos outros jovens são obrigados a sair da nossa terra para alcançar melhores condições de vida. penso que neste campo não será de bom tom desperdiçar recursos mas sim atrai-los. ja agora pergunto, não deve-mos ser todos a debater ideias e projectos para um desenvolvimento da nossa terra? e não excluir seja quem for...

    ResponderEliminar
  4. Não sei até que ponto se devem ouvir essas opiniões e até que ponto é correcto sermos representados por pessoas de outros conselhos. Até porque quando uma pessoa muda de residencia tem a obrigação e o dever civico de ir votar na freguesia da sua residência. Secalhar fica mal no exterior apresentar-se um representante de uma freguesia e de um conselho quando ele não mora lá. Mas deve dar geito a alguém que assim seja.

    ResponderEliminar
  5. penso que interessa aqui não será meramente onde o voto é descarregado, mas todos sabemos quais as origens dessa pessoa,e muito orgulho será manter a preocupação e o não voltar de costas perante os problemas e potencialidades da freguesia, e quanto ao interesse concordo plenamente... mas esse alguem certamente tambem poderá ser o seu, e se for ? que assim seja...

    ResponderEliminar
  6. Muito bem! O que é pena, é que para estes oradores estes assuntos só interessam nestas alturas. São 3 anos e 11 meses a Leste dos problemas da freguesia. Mas é melhor do que nada...
    Ass: PA

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Visitem
    lombadearganil.blogspot.com
    «Lomba de Arganil», o ponto de encontro de todos os lombenses e amigos da Lomba (Freguesia de Arganil) para conhecer e divulgar as notícias, a história e as curiosidades da nossa aldeia.

    ResponderEliminar
  8. Ola a todos!
    bem venho aqui esprimir uma opinia sobre este blog, que para mim acho k é uma maneira de todos esprimirem a sua opinia.
    Acho que é bom São martinho da Cortiça ter um blog, mas este blog por tudo k eu ja li ta mt fraco, esperava ver coisas melhores, primeiro pelo que me apercebi isto é um blog para as pessoas andarem as "turras"
    Isto devia ser um blog para mostrar a beleza que a nossa freguesia tem, pelo que vejo aqui isto é so comes e bebes e romarias, claro que é bom mostrar as nossas festarolas, mas abusam um pouco, segundo o que li, estas pessoas criticam muito aquilo que se tem feito nos ultimos anos em sao martinho da cortiça, coisa errada deviam sim dar apoio e contribuir.
    A nossa terra tem coisas muito importantes, a escola nova, que por aki nem uma palavra se foi falado..."e por que sera? A associaçao porjecto radical, pouko se fala a nao ser nas rumarias onde esta a Tuna! o grupo desportivo, falar de todas as associaçoes? Existe aki cores partidarias, axo errado, estas pessoas nunka estam bem com o k tem? falaram mal do alcatroamento, porke creiam os esgotos primeiro... creticaram por creticar,pois as pessoas trabalham para ver um sao martinho melhor, mas a pessoas k nao o percebem, sao martinho evoluiu muito nos ultimos anos, ta diferente, ouve algem que fez algo pela freguesia, uma escola nova para as crianças terem melhores condiçoes para aprender, melhoraram os transportes escolares para arganil, pois a uns cinco anos atras havia crianças de varias aldeias k se tinham de levamtar as 6.30 da manha para chegarem arganil as 8... pesso mostrem o que sao martinho tem de melhor, deixem de creticar o que de bom tem sido feito pela freguesia, e na vez de andarem de festa em festa mostrem o que de sao martinho tem de bom... a tuna teve no piodao na rtp1 e ningem falou disso, por que? nao havia la comes e bebes?
    aindam nao vi falarem tambem da nova farmacia... por favor denamizem a nossa freguesia... porke tou a ver este blog ta a fikar muito centrado por uma força pulitica.....
    li aki algumas criticas publicadas pela pessoas k gere este blog, ao que se tem feito por sao martinho... mas ja agora gostava de saber o que tenta fazer... talves o mesmo que fez a ultima ves...
    valorizem sao martinho.. abraço..
    posso ser novo e op meu portugues n tar aki muito correto, e talves ideias baralhadas... mas devem perceber

    ResponderEliminar
  9. Bem.. será normal e percebo que a minha situação como morador da Lugar da Cumeada - Freguesia de Paradela da Cortiça - Concelho de Penacova, faça tirar o sono a algumas pessoas e mesmo até preocupa-las, bem, quanto a isso nada tenho a dizer a não ser que, é uma situação que a mim me diz respeito e nada mais, acredito que, pouco cívico, são as pessoas que fazem os comentários de forma anónima sobre a minha situação, embora que tenham esse pleno direito. Então, o que dizer dos Políticos que também têm funções politicas fora de sua área de voto? Preciso de dar exemplos? Estarei sempre identificado com a Freguesia de São Martinho da Cortiça, onde cresci, estudei, onde criei e tenho boas amizades… e parti como outros mais Jovens da Freguesia na procura de melhor Futuro e Oportunidades, e por este facto, faço questão em opinar, sugerir para ajudar minimizar a partida de mais Jovens com valor da Freguesia, estive, estou e estarei sempre disponível para faze-lo independentemente das pessoas ou “cores”, assim como já o fiz.
    Ass: Romeu correia

    ResponderEliminar
  10. João Pedro Ralha Portugal Sousa14 de setembro de 2009 às 23:05

    Como candidato e cabeça de lista pelo Partido Socialista à Freguesia de S. Martinho da Cortiça, apesar de o já ter feito pessoalmente junto do nosso Presidente de Junta e publicamente durante a reunião realizada na 6ª feira p.p.,e atendendo à possibilidade que os blogues nos dão de podermos manifestarmo-nos publicamente, quero uma vez mais agradecer encarecidamente aos elementos que compõem a Junta de Freguesia a disponibilidade total manifestada na cedência do Salão Nobre da Junta para a realização do encontro c/ empresários e população em geral.
    Agradecer aos empresários e demais população que nos deu a honra de participar, dando as suas opiniões, critícas e sugestões, dando uma manifestação cívica de cidadania, demontrando que estão interessados nos assuntos que dizem respeito a todos nós e em geral à nossa terra.
    Muito foi feito e bem feito nestes últimos anos, mas todos nós também sabemos para quem é autarca, já foi ou pretende vir a ser, há sempre muito para fazer, para mudar o que está mal, mas sinceramente e com muita humildade saber reconhecer e aplaudir o que está bem.
    Ora isto foi reconhecido e reafirmado no encontro pela nossa candidatura, pelo que, julgamos desta forma estar também a contribuir para o engradecimento da nossa Freguesia, estando agora e sempre disponíveis para reuniões desta natureza, quer como organizadores, quer como participantes.
    A todos os São Martinhenses um grande abraço fraterno.
    João Pedro Portugal Sousa

    ResponderEliminar
  11. Já agora a que nivel tem sido a sua ajuda, sr Romeu?
    Ass:PA

    ResponderEliminar
  12. Muito bem dr Hugo Dias, pelo menos desta não será preciso dar a desculpa de terem posto o seu nome na lista sem lhe dizerem nada.

    ResponderEliminar
  13. Nascido em São Martinho15 de setembro de 2009 às 20:19

    Gostei do que o João Pedro aqui informou,mas espero que passadas as eleições este blog tambem divulgue o dia a dia de São Martinho em geral,pois quem mora em outros Países gosta de saber o dia a dia,ainda mais agora que A Comarca de Arganil faleceu.
    Abraços para todos e Boa Sorte...

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo do dia 12/09 às 18:18

    Está muito preocupado porque o Sr Romeu Correia nascido e criado nesta Freguesia mas a residir numa freguesia contígua à nossa, não possa continuar a gostar da sua terra natal e a dar o seu contributo com as suas opiniões e sugestões.
    Mas por outro lado já não está preocupado pelo facto da actual presidente da Assembleia Municipal de Arganil, sra Dra Manuela Ferreira Leite ( por respeito aos arganilenses falta muitas vezes às ditas assembleias) a viver na grande capital Lisboa onde votará e que para as próximas eleições autárquicas propõe o seu irmão Dr Dias Ferreira para ocupar o seu lugar ( tipo monarquia ), que nenhum nasceu neste Concelho e que nunca ninguém os viu fazer algo por este Concelho, a não ser aparecerem nestas alturas eleitorais.
    Mas deve dar geito a alguém ...
    Haja decência.

    ResponderEliminar
  15. Sr PA deve andar a leste desta freguesia ou então faz-se, porque se olhar para os oradores da conferência, acho que já fizeram e deram muito à nossa terra, por isso, digo que deve andar muito distraído, pois pelo menos está lá um orador que materialmente já deu muito à freguesia, lembro-lhe só a última, o terreno onde foi construida a nova Escola de S. Martinho ( já se esqueceu quando lha pediu ??? ) que reconheço como excelente obra efectuada neste mandato.
    E em relação aos outros oradores é só puchar pela sua memória.
    Sr PA a democracia não se constrói pela politiquice baixa, sija o exemplo de outros bloguistas que apesar das suas reservas preocupam-se em opinar sem visar ninguém.

    ResponderEliminar
  16. O sr Romeu é que disse aqui que ajudou. E eu fiz uma pergunta legitima, pois nunca o vi a contribuir em nada para a nossa freguesia a não ser nestas alturas.
    Ass: PA

    ResponderEliminar
  17. E, ainda que assim fosse, acha pouco? Muitos há que nem nesta altura se interessam...

    ResponderEliminar
  18. caros bloguistas, nao preciso de me esconder no anonimato para dizer o quer que seja ou para defender as minhas idéias. Enquanto vivermos em democracia nao tenho de ser obrigado seguir uma politica feudalista e autocratica, mas sim apoiar quem me der confiança e mostrar capacidades para desenvolver um concelho ou uma freguesia entregue a Principes Neoliberais que usam as pessoas para a realizaçao dos seus intentos esquecendo-se do humanismo social e das verdadeiras necessidades concretas das pessoas. O actual poder nao tem programa e como tal é como um barco que navega sem rumo,ao sabor do acaso. Pensa que vai a todo lado mas nao vai a lado nenhum, porque nem sabe por onde ir. O actual poder nao assume com o eleitorado uma estratégia de desenvolvimento socio economico sustentado porque nao a tem. Nao prometer para nao falhar é sinonimo de incapacidade no diagnostico, planeamento e execuçao de politicas com estratégias uteis e fundamentais para o povo. Porque acredito nas capacidades ja anteriormente demostradas do nosso conterraneo João Pedro, porque este nao se serve da politica mas sim com humildade serve a politica a favor do povo, voto João Pedro.

    ResponderEliminar
  19. Sr. PA continuo a reafirmar que anda muito distrido ou então não tem memória nenhuma ou simplesmente não tem a coragem do Sr Romeu Correia teve em dar a cara mostrando o contributo para a sua terra natal.
    Se tivesse alguma memória não precisava de fazer nenhuma pergunta legitima, pois devia estar recordado que o Sr Romeu Correia entre outras coisas foi também um dos fundadores da Associação Juvenil "Projecto Radical" tendo também participado e actuado na Tuna de S. Martinho da Cortiça. Que se saiba não precisou do Projecto Radical para assumir cargos públicos.

    ResponderEliminar
  20. caro anonimo Pa ou o Sr. é pouco intelegente ou distraido, com todo o respeito. mas vou mencionar alguns exemplos: prevenção e combate aos incendios,na carrinha da junta de freguesia,actualmente, depois ja no tempo de juventude, atleta de g.d.c.s.m.c membro do projecto radical, membro da tuna de s. martinho da cortiça, membro da comissão de festas poços e claro para os distraidos o sr.Romeu Correia partiu para Coimbra com 16 anos de idade para o seu 1º emprego, ganhou um concurso regional das olimpiadas do trabalho com 16 anos, ganhou o concurso nacional das olimpiadas do trabalho,representou portugal aos 17 anos as olimpiadas do trabalho a nivel mundial em lyon classificando-se 17º lugar em 59 paises, então pergunto-lhe srº Pa, da minha legetimidade o Srº por acaso conhece pessoalmente o SR Romeu Correia?... se não; não reconheço a razão da indignação sobre esta pessoa e até fica a conhecer um pouco...
    se sim,... desculpe! anda mesmo distraido...

    ResponderEliminar
  21. Esta última do Sr. Hugo Dias está demais!!! Com todo o respeito pelo Sr. João Pedro,gostava de saber qual foi a estratégia de desenvolvimento sócio económica que ele fez enquanto lá esteve? e qual a estratégia que ele propõe(gostava de obter uma resposta do Sr. Hugo Dias dado o seu conhecimento na matéria!!)?? Está a dizer que o Sr. Rui Franco se serve da política??? Acho muito bem que o Sr. Hugo Dias tenha a sua opinião política, agora sinceramente, vir dizer que o Rui se anda a aproveitar da política é muito feio e o mais vindo da boca de quem eu não me lembro nunca nada ter feito pela freguesia!!

    ResponderEliminar
  22. pois continuo a insistir na ideia,meu caro e respeitado Pa, que quanto a esta matéria não e de bom tom continuar a colocar em causa as competências de pessoas ou a querer insinuar o espirito de voluntariado, bem como a tentativa de insinuação de posições de algumas pessoas tal como juizos precipitados e sensionalistas.
    Estes eventos de extrema importãncia não se definem directamente interesses partidarios, porque estou certo, que algo semelhante seja organizado e promovido pela candidatura do Sr Rui Franco e dirigido o convite aos mesmos empresarios e população em geral,não vejo razão alguma para não aceitar a adesão e presença de todos, e por isso defendo a inclusão de todos e com todos. Somos pequenos demais para dar lugar a sectarismos.

    ResponderEliminar
  23. O Sr PA, deveria ler com mais atenção a minha mensagem..."faço questão em opinar e sugerir para ajudar a minimizar." Ou seja, não coloque no seu texto a palavra – ajudar - com outra interpretação e diferente intencionalidade, diria Infeliz. Já agora? Qual o seu contributo para a Comunidade de São Martinho, mais que não seja a opinião / sugestão para a Nossa Freguesia? Ou também não pertence à Freguesia? O que já fez por São Martinho? O que já defendeu por São Martinho? Onde, e o, que já representou por São Martinho? Eu tenho orgulho de o já ter feito em diversas situações e ocasiões, nota-se que não é actualizado e não é um profundo conhecedor de todas as situações de São Martinho, provavelmente só aparece mesmo nestas alturas. Sr PA, poderei e terei todo o gosto em fazer uma exposição dos meus contributos.
    Ao dispor
    Romeu correia

    ResponderEliminar
  24. Alguém referiu que o Sr. PA em relação ao assunto que levantou do Sr Romeu não se preocupa com Dra Mª Ferreira Leite e ao seu irmão Dr Dias Ferreira, mas eu acrescento mais pois é ainda mais gritante que o que diz do Sr Romeu.
    Passo a lembrar o actual vereador do pelouro da cultura da Câmara de Arganil Sr. Dr Luis Paulo, também oriundo desta freguesia a residir fora do Concelho e que também opina constantemente.
    Pergunto o que é que ele antes contribui para a nossa freguesia ?.

    ResponderEliminar
  25. Um esclarecimento aos bloguistas: Muito ao contrário daquilo que algumas pessoas anonimas têm feito, não enveredo por ataques pessoais. Esse não é o caminho de um verdadeiro cidadão da Polis, o Politico, mas sim dos Príncipes. Que se leia o que está escrito no comentário e nada mais do que isso. Todo o que for para além disso é apenas intenção ou fruto da imaginação de quem o escreve e não aquilo que eu escrevi. Quanto a estratégia de desenvolvimento sócio económica desenvolvida pelo João Pedro, essa está as claras, a obra fala por si, só não a vê quem não quer ver. Até os escravos agrilhoados na caverna socrática a viam. Poder-se-á concluir que quem tece esse tipo de comentários ou não vive nesta freguesia, desconhecendo as realidades, ou é algum Príncipe que vive faustosamente no seu Castelo. Poderia aqui demorar-me com o enumerar das coisas que já fiz, que ajudei a fazer, bem como aquelas coisas que propus aos políticos que actualmente governam quer a freguesia quer o concelho. Mas o essencial, neste momento, passa pelo amanha e não pelo passado. É essencial pensar para se projectar uma freguesia com futuro. Queremos uma terra que possa acolher, saudavelmente, as gerações vindouras e lhes dê mais do que aquilo que apenas elas necessitaram.

    ResponderEliminar
  26. Para o Sr. Hugo Dias,

    Agradecia que o Sr. Hugo não se fizesse de vítima, visto que não lhe fiz nenhum ataque, simplesmente pedi-lhe para fundamentar as afirmações que fez no dia 16 de Setembro de 2009 no presente blog. Ataque sim, fez o Sr. Hugo ao Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça ao querer insinuar que o Sr. Rui Franco se anda a servir da política, foi daí que manifestei o meu desacordo e pedi-lhe entre outras para justificar essencialmente essa afirmação, mas quando estiver consigo vou pedir-lhe para me explicar, quem sabe não mude a minha intenção de voto, o que será muito dificil, porque o Sr. Rui têm feito um trabalho exemplar!!!
    E muito sinceramente Sr. Hugo, permita-me dar-lhe um conselho, se quer dar aulas de história ou discutir esse tema, este não é o melhor sítio, e não se esqueça nunca que na nossa junta de freguesia já está implementada a democracia á muito tempo, como tal esqueça lá isso dos príncipes e das princesas...e se quer ser político, fale de política!!

    ResponderEliminar
  27. Parece-me que a única vitima aqui é o Sr. Rui Franco, pessoa que estimo, e o carrasco é o anónimo, que lhe quer enfiar o barrete.
    Deixe-me que lhe diga, histórias de príncipes e princesas são para as criancinhas. Neste blog debatem-se coisas sérias, as necessidades da população. Aqui falamos de Ideólogos e Ideologias que dêem resposta as necessidades essenciais da nossa Freguesia.
    Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, é um autor e o ideólogo que fala do tal Príncipe. Lamento se V. Ex.ª desconhecia tão celebre figura da nossa cultura. Quanto as aulas de história, deixo-as para os especialistas dessa área, os professores. Eu falo da minha área, onde aí sim, sou especialista. Não sou Professor, mas sim Técnico Superior de Serviço Social, vulgo Assistente Social, e trabalhar com politicas sociais no sentido de suprimir as necessidades da população é o meu trabalho.

    ResponderEliminar
  28. Ola a todos,
    Visto que este blog dá informacoes sobre a freguesia de sao martinho, gostava de saber a que horas comeca o Torneio de PaintBall na Urgueira.
    Assim podiam la ir mandar uns tiros e assim ja descarregavam o stress politico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. Porreiro pá!
    É preciso recuar mais do que 10 anos para encontrar o Sr. Romeu nestas breves passagens pelas associações, e dai pra cá não conta? claro andou a tratar da sua vida, e fez ele muito bem.
    Por outro lado a pergunta: O que é que o Dr.Luis Paulo contribuiu para a nossa freguesia?, só pode ser de um ignorante.
    Ass: PA

    ResponderEliminar
  30. Sr Dr Hugo Dias, se não quer ser lobo não lhe vista a pele! O sr no minimo deve um pedido de desculpas ao sr Rui Franco.
    Ass: PA

    ResponderEliminar
  31. Sr Romeu, a situação de voce morar na cumeada não me tira o sono, que eu durmo como um porco!

    ResponderEliminar
  32. Sr.Dr Hugo Dias, de que programas o sr dr fala?
    è que eu ainda não conheço os programas dos candidatos. O sr já conhece o programa do sr Rui Franco?
    Ass: PA

    ResponderEliminar
  33. Para o Sr. Hugo Dias,

    Sr. Hugo Dias acho que já estamos a começar a ter opiniões em comum, visto que o Sr. Hugo tal como eu,considera que o nosso Presidente de Junta está a ser uma vítima, contudo esse acordo não é pelas mesmas razões. Para começar digo ao Sr. Hugo que eu tenho liberdade em votar em quem quiser, logo não estou a "enfiar o barrete" a ninguém, e o Sr. Rui Franco está a ser vítima sim daquilo que o Sr. Hugo Dias veio para aqui opinar, ao dizer que o citado Presidente de junta se anda a aproveitar da política.
    Que tipo de político é o Sr. Hugo Dias??então o Senhor têm assim tanta estima por um presidente que o Sr. Hugo diz que se anda a aproveitar da política?? Já estou a começar a entender a sua entrada nesse mundo!!!
    Vamos lá então falar de política, visto que já é a terceira vez que peço ao caro membro da lista do Partido Socialista, Sr. Dr Hugo Dias, para fundamentar a todos os bloguistas de uma forma coerente de que forma é que o Sr. Rui Franco (que V.Ex.ª tanto estima) se anda a aproveitar da política?
    Por outro lado aproveite a enunciar a tal estratégia de desenvolvimento sócio-económica para o futuro, defendida pelo partido socialista.
    Já agora também seria interessante saber quais as políticas de desenvolvimento sócio-económicas "aplicadas" pelo Sr. João Pedro durante o período em que foi presidente de junta?
    Espero bem que desta vez o Sr. Hugo Dias se consiga aperceber quais são realmente as questões que interessam para a política, porque muito sinceramente Sr. Hugo, as histórias do príncipe encantado, as suas habilitações académicas, aquilo que faz profissionalmente... para mim e acredito que para a maioria dos bloguistas não interessa nada!!!

    ResponderEliminar
  34. Sr. pa... fico preplexo com o seguinte: acho que uma ofensa o sr estar a conduzir a defesa do trabalho do Sr, Rui Franco do modo provocatorio como o faz, pois aqui ainda ninguem levantou qualquer atitude nesse sentido, deve no entanto perfilar-se ao nivel do seu candidato e defensor, por que ao que percebo, so o sr faz questão de vincar tal atitude em prol da obra do Sr Rui franco; o que me parece demasiado nervoso, desorientado ou falta de ar... para enaltecer o trabalho que o homem realizou nos ultimos 4 anos, e claro acho que, tem motivos de se sentir orgolhoso pelo trabalho que fez, mas fica-lhe mal defende-lo ao nivel que pretende defender. SR pa, vamos la ter calma e seja socialmente democrata... aqui não existe asfixia democratica, nem discuções com espanhois, nem o problema com o TVG, nem de procriação, nem com compra de votos e muito menos com escutas e expionagem ao presidente de junta. Bom o problema aqui é que somos pequenos e poucos para dar lugar a sectarismos, Entendeu? ah! e ja agora, ja que gosta de dormir como um porco,e a procriar tambem... romque e rinxe mais baixinho que ninguem precisa de saber. E aí sim, tira aqui o sono ao pessoal... beijos SR PA

    ResponderEliminar
  35. Olhe Sr. Anónimo, deixe-se de "fait-divers".
    Se não tem mais nada para fazer, deixo-lhe aqui alguma bibliografia, livros que pode adquirir em qualquer papelaria/livraria do concelho. Pode sempre começar por uma da freguesia, onde usualmente os nossos jovens compram os seus livros. Caso não encontre, pode sempre experimentar na biblioteca da Casa do Povo de São Martinho da Cortiça.

    Pascal Bruckner, La mélancolie démocratique, Paris, Seuil, 1992

    Giorgio Agamben, Mezzi senza fine: note sulla politica, Turim, Bollati Boringhieri, 1996

    Rafael del Águila, La senda del mal. Política y razón de Estado, Madrid, Taurus, 2000

    ResponderEliminar
  36. Caros conterrâneos:

    Já aqui deixei alguns comentários (não neste post) a favor e contra as ideias colocadas pelo blogger.

    Em relação ao que se está a passar neste post, tenho apenas algumas linhas a escrever: em relação ao sr. João Pedro, que já esteve no posto, penso que terá feito o que conseguiu pela Freguesia,em relação ao sr. Rui Franco, penso que, pelo que conheço, não anda efectivamente a servir-se da política, tal como nunca se serviu (pelo menos q eu saiba) de outros postos que teve, e durante os últimos 4 anos teve, sim, um mandato exemplar, teve feito melhorias por toda a freguesia.

    quero, para finalizar, deixar um repto a todas as pessoas, anónimas ou não, que anteriormente escreveram neste post: POR FAVOR, DEIXEM DE DISCUTIR COISAS FÚTEIS. DÊEM, SIM, OPINIÕES E SUGUESTÕES QUE Q S. MARTINHO MELHORE EM TODOS OS ASPECTOS.

    Não se esqueçam do ditado: "os cães ladram e a caravana passa".

    um sao martinhense

    ResponderEliminar
  37. Agora que fiz o 9º ano, um curso de computadores e ja tenho um computador portatil com internet por tudo o lado,passo o tempo na Internet e no sapo a falar.As ovelhas não dão muito trabalho porque já estão educadas e eu descobri aqui na internet uns fios electricos que fazem o resto do trabalho sem o patrão saber.Descobri esta pagina e tenho estado a ler o que para aqui tem escrito estas pessoas que tem dado boas ideias.Mas O que eu acho que a nossa terra tem que ter na minha opinião é uma casa onde vendam de tudo e outra onde tratem de todas as papeladas ate podia ser no mesmo sitio.Assim já não tinha de ir a arganil.Agora que tenho o computador ja mando vir algumas coisas da internet mas desta maneira agente não ve as coisas antes das comprar e isso não é bom porque podemos ser enganados.Façam mas é uma casa onde agente trate das coisas.Senhor Antonimo eu tambem não acho boa ideia isso dos reis,ja chegou com o Salazar que tive que ir para a Guine pra guerra e ate já estou a ficar preocupado porque li que andam ai a fazer escutas, será que é pide?Amanha escrevo mais umas ideias que estou a ter. Agora tenho de ir a Arganil mandar reparar a mota e buscar sementes de nabo que o tempo vai bom para isso.Até amanha Rapaziada

    ResponderEliminar
  38. Para o Sr. Hugo Dias:

    O Sr. Hugo Dias ficou tão nervoso que parece que alguém lhe tocou nalguma "ferida"!!!
    Pois fique sabendo que é muito feio mandar afirmações da boca para fora sem ter como as justificar.
    A conclusão que se tira de toda esta conversa (além de se ter ficado a conhecer mais em pormenor, alguns aspectos da vida privada do Sr. Hugo Dias, porque este assim o entendeu), é que o Sr. Hugo acusa, meramente porque lhe apetece, o nosso presidente da junta de freguesia de se aproveitar da política!!
    Fala muito em estratégia de desenvolvimento sócio-económico e quando questionado sobre as propostas do seu partido, manda os caros eleitores de são martinho da cortiça ir ler livros!!
    Nesses livros estão lá as suas propostas de desenvolvimento sócio-económico???
    Eu muito sinceramente não vou aconcelhá-lo a ler nenhum livro, porque de certa forma poderia ser desagradável com os livros que lhe iria aconselhar a ler.
    Contudo vou aconselhar o Sr. Hugo Dias a ir dar uma leitura no artigoº 124 do CPA (código de procedimento administrativo), para que se algum dia vier a desempenhar alguma função como político, esteja preparado, que nessa situação não pode dizer as coisas que lhe dão mais jeito (aquilo que o Sr. Hugo fez Com o nosso presidente de junta), porque tudo aquilo que disser e fizer tem de ser fundamentado e certamente não é com essas histórias dos principes e princesas!!
    Boas leituras e tente fazer política de uma forma transparente

    ResponderEliminar
  39. Permitam-me deixar aqui uma sugestão musical que eu considero ideal para a actualidade eleitoral, que vivemos. Vou apresentá-la:

    Chama-se Mayra Andrade, é de Cabo Verde e canta «Dimokránsa» (Democracia)

    Letra:

    Dimokránsa
    Mayra Andrade
    Composição: Kaka Barboza

    Kantádu ma dimokrasiâ,
    Ma stába sukundidu,
    Ma tudu dja sai na kláru
    I nós tudu dja bira sabidu.
    Kada um ku si maniâ
    Fla rodóndu bira kuadrádu,
    Kada um ku si tioriâ
    Poi razom pendi di si ládu.
    Ti Manel bira Mambiâ,
    Ti Lobu bira Xibinhu,
    Ti flánu ta faze majiâ
    Ta poi grógu ta bira vinhu.
    Mintira pom di kada dia,
    Verdádi ka s’ta kontádu,
    Nós tudu bira só finjidu
    Ku kombérsu di dimagojiâ.
    Vida bira simplismenti,
    Konsedju bira ka ta obidu :
    Tudu é agu na balai frádu
    É rialidádi di oxindiâ.
    Maioriâ sta tudu kontenti
    Ku avontádi na dimokrasiâ
    Fládu fla ka tem simenti,
    Dipós di sábi móre é ka náda.
    Inglés bem toma si tchom,
    Sam-Fransisku bira más sábi,
    M-kré odja róstu-nhu Djom
    Ta ri ku si kumpadri.
    Dja skesedu di Pepé Lópi
    Bá rabuskádu Nhu Diogu Gómi,
    Rasusitádu Nhu Kraveru Lópi,
    Ka ta konxedu Inásia Gómi.
    Ali bem témpu ditádu-Nhu Náxu
    Ta bira sima juís di mininu
    Gentis djunta grita abáxu
    É kabésa ki dja perde tinu.

    vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=Z6s2yDavlNM

    ResponderEliminar
  40. O Hugo Dias já todos conhecemos. Mas, e esse caro anómimo que lhe responde? Dar-se-á a conhecer ou continuará atrás do anonimato?

    ResponderEliminar
  41. Para o Sr. Hugo Dias:

    Pois é Sr. Hugo quando não se têm argumentos inventa-se, já vi que o Senhor entende de muita coisa (música, literatura, história...), mas de política é que não percebe nada!!!
    Deixe-se por lá estar entretido como assistente social, porque um politico que não têm programa eleitoral e faz política de uma forma grosseira a "atacar" a oposição de forma descontrolada, nunca há-de chegar muito longe!!!
    No minímo acho que deve um pedido de desculpas ao nosso Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Rui Franco, porque acusá-lo de se aproveitar de política e nada ter como fundamentar essa acusação, era merecedor de uma intervenção jurídica.
    Como técnico superior (que frisou com algum intuito de superioridade) e funcionário da administração pública, só lhe ficava bem assumir os seus erros e fundamentalmente ter respeito pelas outras pessoas.
    Para o Sr. Anónimo da 1:29, simplesmente lhe digo, sou a cara da maioria do eleitorado da freguesia de S.M.C., sem nenhuma preferência partidária e que simplesmente interroguei o Sr. Hugo Dias (elemento do partido socialista) quais as políticas de desenvolvimento sócio-económicas que o seu partido tanto fala, assim como o porquê de considerar que o Sr. Rui Franco se anda a aproveitar da política!!
    Perguntas essas, que não conseguiram ter uma simples resposta, digamos que para "fugir" á resposta contou uma série de histórias do príncipe encantado, a sua vida privada, literatura, música... tudo, menos aquilo que realmente interessa.
    Digamos que fica demonstrado para todos os eleitores de São Martinho da Cortiça o que este partido têm a oferecer á população.
    Para terminar todo este diálogo que tenho mantido com o Sr. Hugo Dias, só lhe digo: guarde a música para se consolar quando o Sr. Rui Franco (porque este sim, tem um programa eleitoral)no dia 11 de Outubro estiver a festejar a conquista de mais um mandato!!

    ResponderEliminar
  42. Realmente este anónimo colocou o Hugo no seu lugar. Muito bem!!
    já agora por curiosidade também gostava de saber quais são essas políticas de desenvolvimento?
    Todos ás urnas dia 11 de outubro
    um abraço

    ResponderEliminar
  43. Sr. Anónimo, já agora leia o art.120 do mesmo código que me recomendou. Não seja segregador nem redutor. Tenha a noção do seu significado. Não quero que o desconheça como aconteceu com o Príncipe, o livro que lhe falei.
    Já reparou que é V.Exª que se apresenta aqui de forma anónima, ausente de uma personalidade, carácter e de certo tipo até fantasmagórica. Portanto vazio de essência, forma ou substancia e por isso transparente. Relembro-lhe os quatro números do artº 26 da CRP (Constituição da Republica Portuguesa). Como V.Ex. anteriormente o disse, vivemos uma freguesia democrática e como tal a policia não o prende por dizer o que pensa, ou será que desconhece ainda os números um e dois do artº 37 da CRP. Ainda não houve suspensão da democracia na nossa freguesia.
    Fique sabendo que uma pessoa sem cultura é uma insignificância. Incomodam-lhe as pessoas que pensam, não é. Compreendo que assim seja mais fácil governar, mas esse não é o caminho.
    E porque para chegar onde estou nunca fui a boleia de qualquer movimento, nem por compadrios, mas sim pelo reconhecimento do meu trabalho e por mérito próprio, tenho que continuar a trabalhar dia a dia. Portanto não tenho mais tempo para perder com pessoas insignificantes. Apenas lhe digo que quem trouxe o nome do Sr. Rui a este Post foi V. Ex. e se alguém lhe deve um pedido de desculpas é o senhor, o seu carrasco.
    Para terminar esta controvérsia resta-me dizer-lhe que a única pessoa nervosa e até incomodada com a minha presença é V. Exª.
    Não tenha vergonha de sí próprio, faça como eu, dê a cara pelos ideais que defende.

    ResponderEliminar
  44. Para o Sr. Hugo Dias:

    Eu tinha dito que não iria alimentar mais esta conversa entre mim e o Sr. Hugo Dias, porque graças a si fiquei a conhecer o programa eleitoral do partido socialista que era aquilo que eu queria(simplesmente parece que não existe!!), contudo sinto-me obrigado a ter de pela última vez, lançar um comentário neste blog.
    Digamos que simplesmente vou relembrar alguns comentários que o Sr. Hugo Dias fez no dia 16 de Setembro de 2009.
    "...ou uma freguesia entregue a Principes Neoliberais que usam as pessoas para a realizaçao dos seus intentos esquecendo-se do humanismo social e das verdadeiras necessidades concretas das pessoas.", ou seja, o Sr. Hugo Dias considera que a nossa freguesia está entregue a um príncipe (Sr. Rui Franco) que usa as pessoas para atingir os seus objectivos, ok?
    Outra afirmação do Sr. Hugo Dias:
    "...o actual poder não tem programa..." e "O actual poder nao assume com o eleitorado uma estratégia de desenvolvimento socio economico sustentado porque nao a tem.", daí eu perguntar qual a estratégia de desenvolvimento sócio económica apresentada pelo partido socialista, que o Sr. Hugo simplesmente não consegue definir!!
    Por último e a meu ver a mais grave é a seguinte afirmação do Sr. Hugo Dias:
    "Porque acredito nas capacidades ja anteriormente demonstradas do nosso conterraneo João Pedro, porque este nao se serve da politica mas sim com humildade serve a politica a favor do povo, voto João Pedro.", o Sr. Hugo ao dizer "porque este não se serve da política" está claramente a dizer que o seu opositor (Sr. Rui Franco) se serve dessa mesma política!!
    Continua a achar que não deve um pedido de desculpas ao Sr. Rui Franco???
    Será que o Sr. Hugo Dias consegue entender que todas as questões que eu lhe coloquei estão relacionadas com aquilo que o Sr. Hugo diz?
    E mais lhe digo Sr. Hugo, eu não sou o carrasco de ninguém porque não pertenco a nenhuma lista partidária, se existe aqui algum carrasco só pode mesmo ser o Sr., e no final do dia 11 de Outubro vamos ver!!
    Teria muito mais para acrescentar aquilo que o Sr. Hugo disse, no entanto considero que o Sr. continua a ir buscar assuntos que nada estão relacionados com a política e como tal não acho que lhe deva responder.
    Tenho a humildade e respeito de assumir que não foi justo com o nosso Presidente de Junta de Freguesia!!
    Até um dia destes...

    ResponderEliminar
  45. Grande amigo Hugo desta vez correu-te mal a tua esperteza.
    "vozes de burro não chegam ao céu", por isso amigo Rui Franco, não ligues aquilo que o nosso conterraneo Hugo diz
    Falas muito, mas não dizes nada que jeito tenha
    Só tenho pena de não saber quem é o anónimo para lhe dar os parabéns

    um habitante de são martinho

    ResponderEliminar
  46. Carlos André Almeida Pinto19 de setembro de 2009 às 23:15

    Isso é que vai aqui uma salgalhada.
    Como ainda sou novo e nunca tive muito contacto nem interesse sobre politica, até ter entrado na Universidade de Coimbra, no curso de História (vertente de investigação economico-social), não tenho bem noção do estado das coisas na nossa Freguesia. Nem o que foi feito por uns nem o que foi feito por outros.
    No entanto, agora tenho oportunidade para me inteirar melhor da situação, não só porque recebi um convite para integrar uma lista, que aceitei de bom grado uma vez que sinto ter maturidade e conhecimentos para iniciar uma vida ligada à politica mas também porque aparentemente temos bloggers que estão melhor cientes de todas essas questões. Assim sendo, neste momento sei que a lista à qual pertenço teve a iniciativa de reunir pessoas que se preocupam com a nossa Freguesia para as poder ouvir e surgir com ideias e projectos. E se bem me lembro nunca houve uma acção semelhante por parte do nosso Presidente, Rui Franco. Por muito bem que se faça às várias terras, é necessário ter em conta que nelas vivem pessoas e que individualmente também elas têm problemas e ideias, logo torna-se essencial ouvir todos os que se propuserem a isso. Sem mais por agora, saudações cordeais a todos os nossos bloggers, até aqueles que não conheço nem de nome porque não se identificaram.

    Carlos André Almeida Pinto

    ResponderEliminar
  47. Caro Sr. Hugo Dias tenho que lhe dar os meus parabéns porque sem qualquer medo ( a liberdade de expressão começou a 25 de Abril 1974 ) tem dado as suas opiniões e sugestões sem ser sobre o anonimato. Algo que o(s) detractore(s) supra referenciados não tem tido a coragem nem a dignidade de o fazer identificando-se pelo próprio nome (falta de caracter?). Pelo que li nos diversos comentários não descortinei nenhuma insinuação ou falta de respeito ao nosso presidente de Junta Sr. Rui Franco, que tal como os presidentes antecessores tudo tem feito pelo nossa terra, para isso o povo à 4 anos atrás lhe deu a sua confiança.
    Aceite um conselho amigo, não responda ou entre em dialogo com quem não se queira identificar pelo verdadeiro nome.
    Cumprimentos de um são martinhense.

    ResponderEliminar
  48. Boa Note Rapaziada. Fui ao café do Manel ver a bola, sabem é que sou do braga desde pequenino.Ganhamos!Veio-me logo aqui uma coisa a cabeça, ate pensei que fosse do vinho,mas agora que cheguei aqui a internet,o senhor antonimo parece o reletador do futebol,fala pelos cutuvelos.Sr.Antonimo voute chamar como aqui se faz na minha terra para os amigos, O ti Antonimo pareces ser uma pessoa sabedora e que sabe muito e por isso um sabao. já agora podes-me explicar isso do programa eleitoral e isso dos partidos todos tem programa? Eu ainda não vi cartazes ali no café.Será que este ano também vai aver febras e vinho no pavilhão?Veijam lá isso rapaziada dos partidos.Não marquem pro mesmo dia porque eu quero ir comer os dois.Agora já e tarde e tenho de ir dormir que amanha vou a feira a tabua comprar pitos e ainda tenho de ir ao Marques meter gasolina.Isto é que vai uma crise.

    ResponderEliminar
  49. ò Hugo, ainda dizes para os outros terem vergonha, tu é que devias ter vergonha daquilo q disses-te, o que tu merecias é que o meu grande amigo Rui Franco te fosse preguntar qual é q é o teu problema??
    Se o líder da lista do PS fosse uma pessoa inteligente já tinha notado que tu é que és um grande carrasco e mandava-te dar uma "volta", não fiques ofendido porque só estou a utilizar palavras q já foram utilizadas por ti.

    todos ás urnas dia 11 de outubro
    um abraço

    ResponderEliminar
  50. Caros blogistas queria aqui mostrar a minha indignação pelo que li..
    Pois numa freguesia tão pequena, como pode haver tanto rancor entre as pessoas?! Acho que independentemente das "cores politicas" deviamos sim disctir assuntos importantes para a freguesia..porque muita coisa foi feita nestes ultimos anos.Concordo com isso, mas nem toda a gente pensa da mesma maneira e isso é perfeitamente normal, Agora deixemo nos de "politiquices", e de ataques pessoais e vamos debater coisas uteis para a freguesia. Fez se muito mas inda há muito para fazer, NÂO ACHAM???
    Pensem nisso..
    Abrço
    Pedro Sousa

    ResponderEliminar
  51. A pouca vergonha que isto se tornou....Ao que chega a mania das pessoas em quererem ser mais que os outros....É nestas alturas que se vê o caracter das pessoas...Enfim, acabem com isto que é uma vergonha para quem vem ver o blog e para aqueles que têm lutado para termos uma freguesia melhor...
    HUGO DESISTE....
    Ass: R.M

    ResponderEliminar
  52. É bem verdade que algumas pessoas anonimas querem denegrir a imagem de São Martinho e da sua gente boa e valida que é participativa e se disponibiliza para ajudar a freguesia a crescer, como o Romeu ou o Hugo. Não se deixem desmoralizar por esses caloniadores que aparecem por aqui a mandar bocas, mas que nada fazem por nós.Força amigos e continuem a manter vivo o sonho de uma freguesia melhor para todos.João Sousa Estamos Contigo.
    Ass: P.A.

    ResponderEliminar
  53. Zé do pipo (I love Vinhoo!!!)20 de setembro de 2009 às 21:31

    Olá caros comentadores!

    li os varios post's que aqui colocaram e tirei a conclusao que houve um comentador um tal de P.A que estava com a pica toda ao principio e com uma moral enorme em mostrar que é um cidadao presente na nossa freguesia diariamente e muito prestavel em ajudar nos problemas da freguesia e com uma teoria digamos de "caca" (Peço desculpa ao mais sensiveis) continuando, se fossemos pela teoria do sr P.A que era nao dar ouvidos a muita gente que creceu nesta freguesia e ate se interessavam em ajudar mas para procurar melhores condiçoes de vida se ausentaram da freguesia para construir uma vida em condiçoes (porque nem todos vivem as custas do papa e da mama ate ja terem a papinha toda feita porke alguns tem k saltar força do berço cedo e porem-se a mexer)mas que ate manteram uma forte ligaçao e nunca deixaram de estar em contacto com a freguesia resumindo com a sua teoria em prática estavamos sem jovens MADUROS e com RESPONSABILIDADE e mutio mais, para poder dinamizar e trazer para esta freguesia algo minimamente interessante e construtivo para o bem-estar dos nossos habitantes porque se formos a contar com os jovens da actual geraçao podemos dizer que em geral (ATENÇAO:Nao todos) so podemos contar com eles para lhe pedir um simples cigarro ou ate se os quisermos encontrar talvez porque nao procurar numa discoteca ou divertimento nocturno mais proximo pois mas nessas alturas n devem estar nas melhores condiçoes e se procurarmos de dia penso k seja dificil pk eziste sempre outras coisas mais interessantes para fazer porque a geraçao de hoje em geral so olha para o dia de hoje nao olha para o futuro quer e disfrutar de todos os dias ao maximo sem preocupaçoes so se preocupando mesmo em ter dinheiro pa gastar e mais n digo ta a vista de qualquer um!!Será que podemos contar com esses? Por isso Sr P.A se ainda for vivo ou tiver capacidade para comentar de forma civica este blogue faça-o porque terei muito gosto dialogar virtualmente com o Sr. é mesmo muito interessante (nada a nivel pessoal).
    Vo passando por aqui porque tenho imensas perguntas a k eu gostava k m respondesse.
    Deixo so aki a minha teoria: Se os jovens se ausentam da nossa freguesia para constuir uma vida é porque talvez a nossa freguesia nao tem condiçoes pa dar uma vida estavel digo eu pk eu n passo de um simples comentador quer dizer um pouco mais que comentador de um blogue mas isso pode ficar para com a minha pessoa!!! :D
    Abraços a todos os S.Martinhenses para o sr P.A durma bem mas ronque baixo como diz k dorme como um porco tenha cudidado se n se vem a comportar como tal o diz! Xauzinho

    ResponderEliminar
  54. caro P.a, ja algum tempo!!! por onde tem andado? talvez a dormir???
    bom, mas pelos vistos acordou tarde e ainda por cima com mau sentido de humor, talvez a procriação deixou-o um pouco enjoado??? correu-lhe mal... estou a brincar consigo.
    De facto, isto ficar sem argumentos é do arco da velha, então agora ja se chamam nomes aos outros??? realmente a armas dos fracos será sempre o insulto, tenha tino ( homem ), entre parentises e com h pequeno porque realmente o sr ainda parece ser novato nestas coisas, a não sêr a irreverência da má educação da sua pessoa juvenil... pois sr P.a tenha juizinho e tento na lingua... e no minimo dê ideias para podermos discutir os assuntos que realmente interessam a s. martinho da cortiça. ok ? bjs

    ResponderEliminar
  55. Força P.A.
    Aperta com eles.....a verdade doi!?

    ResponderEliminar
  56. Meus caros é com imensa tristeza que acabo de ler os comentários deste tópico...
    O sr Hugo, ao com um texto com tanto requinte linguistico, só conseguiu atacar pessoas que tanto têm feito por nós, em vez de mostrar o que a sua lista tinha para apresentar, ou enunciar a sua opinião SÉRIA àcerca das coisas que ainda faltam fazer na nossa freguesia. Outra coisa má foi ter citado as suas habilitações com ar de superioridade, pense um pouco antes de falar, essas afirmações só lhe ficam mal.

    SR HUGO
    São pessoas como o sr que estragam a reputação da lista Socialista, olhe o exemplo do seu colega de lista , Sr Pedro Sousa que com menos habilitações que o sr, e sem um texto de requinte como o seu, foi pra mim quem melhor escreveu neste tópico e sublinho as palavra proferidas pelo mesmo!
    Agora não suporto são pessoas que descriminam os outros e tentam superiorizar-se só por agora serem portadores de um canudo, Sr Hugo lembre-se que nem sempre foi doutor! que tristeza...

    ResponderEliminar
  57. Volta PA! Precisamos de ti neste blog.
    Já Houve ofensas neste blog, mas nos comentários assinados por ti, não noto nada que alguem possa levar a mal. Não desistas!

    ResponderEliminar
  58. Amigo Zé do Pipo, vá conferir se foi o PA que fez o comentário: "dorme como um porco".
    Bebe lá mais um copito que ficas melhor.

    ResponderEliminar
  59. Bom dia Rapaziada, hoje esta o tempo mais calmo, mas as ovelhas continuam aluadas. Parece que deve ser da mudança de estação. Mas eu já mandei vir um novo fio electrico paras manter na linha. Agora ja tenho novamente internet porque fui ali aos correios e paguei la numa maquina que eles tem onde dá para pagar muita coisa, chama-se paixope, aquilo até é uma boa ideia. U ti Antonimo ca continua muto falador, mais parece a gralha que tenho ali no bidão.Fala para ali, mas agente não entende nada. Disseram-me ali na feira da espinheira para lhe destravar a lingua que ela depois aprendia melhor. Não acho boa ideia porque ia contra os direitos dos animais que tenho ouvisto aqui na internet.
    Até amanha.Tenho de ir deitar o milho as galinhas.

    ResponderEliminar
  60. Muito sinceramente acho que se devia terminar com estas ofensas de uns aos outros, vamos sim procurar dar boas ideias para a nossa freguesia!
    Sr. Hugo, Sr. PA, Sra Almerinda, Sr Zé do Pipo, Srs Anónimos ..., todos voces têm um pouco de razão naquilo que dizem,mas vamos procurar APARTIR DE AGORA discutir assuntos importantes para a freguesia.
    Não me leve a mal Sr. Gestor do blog, mas acho que também devia moderar melhor os comentários que entram no blog, e permitir só os comentários que realmente têm algum fundamento em serem discutidos, acho que se acharem interessante podemos começar por procurar saber quais as propostas de cada lista para melhorar a nossa freguesia, seria interessante começar por aí!
    Quem tiver informação de alguma coisa faça o favor de dizer... que eu também vou tentar procurar saber as ideias de cada candidato.

    Ass:F.M.

    ResponderEliminar
  61. olá amigos e conterrâneos de s.martinho da cortiça,é com muita satisfação que vos cumprimento e participo neste pequeno blog a convite do proprio autor! Mas confeço-vos que tive receio quando entrei, pois parecia algo violento o que estava a decorrer na participação e intervenção nas opiniões entre participantes, mas acima com a intervenção do ass. F.m acho que as coisas devem ter tomado o seu lugar, e aí sim, agora tenho coragem para dar a minha opinião.
    Ademais quero publicamente aqui neste blog dizer-vos que temos a mais bela e pacata terra para sêr uma opção de vida. acreditem...
    o que nos falta a nos são infrestruturas de criação de emprego solído. valorização de recursos humanos e valorização do meio envolvente. e aqui deixo-vos uma pergunta amigos, por onde deve-mos começar?
    agradecia que fosse uma questão e um ponto de partida para realmente debater-mos o interesse da nossa freguesia...

    ResponderEliminar
  62. Amigos, quero tambem aqui referir um ponto: é preciso gostar e amar muito a nossa terra e as nossas gentes para se candidatar a uma junta de freguesia, por aquilo que sei, ambos candidatos são pessoas que reunem competêcias para albergar tamanho fardo, e acho que quer o João pedro ou o Rui Franco ambos têm experiência e obras realizadas e que ambos devem sentir orgulho nisso mesmo.
    Penso que será com a mesma motivação, de avançar para mais um escrutinío eleitoral,que eles querem estar a altura da resposta das nossas necessidades e acho que todos deve-mos expor de forma simples as nossas opiniões e questões, para os ajudar.
    tambem aqui quero referir que por vezes este trabalho é mal entendido e reconhecido, e que a familia e vida pessoal tambem faz parte destas pessoas...
    um abraço para todos vós ...
    DANIEL CORREIA

    ResponderEliminar
  63. Zé do pipo (I love Vinhoo!!!)23 de setembro de 2009 às 16:52

    Oh amigo anonimo pensas que o pessoal é todo lento como tu?
    Le os comentarios em condiçoes e depois fala, ah e tenta perceber!
    Apesar de ele ter respondido em anonimo da pa perceber que foi ele pois mas acredito kque seja dificil para ti perceberes isso...
    Ah se tiveres por perto do P.A. diz que tenho mtas saudades dele e que tem mtos/as fãs aqui no blog isso e que se quer.

    Para um blog interessante vota P.A.

    ResponderEliminar
  64. caros amigos e conterraneos, depois do que li penso que este espaço foi criado para discutir e debater ideias em prol de sao martinho e pelo que me apercebi existe uma pessoa que esta a fazer o oposto do que devia, ou seja em vez de dar ideias para resolver alguns problemas da freguesia esta simplesmente a fazer criticas a tudo e a todos.
    tenha um pouco de vergonha na cara, mas se nao a tem de o cargo que ocupa no partido a alguem que o mereça
    já agora chega de principes e princesas
    uma abraço de um conterraneo

    ResponderEliminar
  65. Amigo Zé da Pipa, não tenho tanta certeza do que diz, e voce também não certamente, mas ainda que tenha sido o PA, ve naquele comentário alguma ofensa pesoal?
    Volta PA! Tu conheces bem S. Martinho e não falas à toa, precisamos de ti para seres a nossa voz.

    ResponderEliminar
  66. ESTE PESSOAL DISCUTE MAIS QUE O SOCAS E A MANELA DO LEITE, DISCUTEM TANTO E SEM FUNDAMENTO QUE ATÉ PARECE QUE ESTAO A DISCUTIR A PASSAGEM DO TGV EM SAO MARTINHO OU A CONSTRUÇAO DO AEROPORTO...
    GOSTAVA QUE AS PESSOAS QUE SE VAO CANDITAR Á JUNTA DE FREGUESIA APRESENTASSEM O PROGRAMA PARA OS PROXIMOS 4 ANOS.
    PODIAM PENSAR EM REQUALIFICAR A ESCOLA DAS POMBEIRAS E TRANSFORMÁ-LA NUMA CRECHE ATÉ AOS 3/4 ANOS VISTO QUE SÓ EXISTE UMA NO SARZEDO E EM ARGANIL. E JÁ PARA NAO FALAR NOS IDOSOS QUE TANTO DERAM A ESTA FREGUESIA! JÁ QUE QUE CONSTRUIRAM A ESCOLA PERTO DO PAVILHAO SERIA, ESTA MUITO BEM LOCALIZADA NAO SERIA DE EXCLUIR A HIPOTESE DA CONSTRUÇAO DE UMA PISCINA COMO A QUE EXISTE NA SANTA CASA DE ARGANIL?
    EM RELAÇÂO AO "MUSEU" QUE FOI CONSTRUIDO PAREDES MEIAS COM O CEMITERIO, ERA DE VALOR PENSAREM EM FAZER A SECÇAO DOS BOMBEIROS. PORQUE SE HOUVER ALGUEM A "MORRER" NA PONTE DA MUCELA, UMA AMBULANCIA DE ARGANIL À PONTE DEMORA CERCA DE 10/15 MINUTOS, SE FOSSE EM SAO MARTINHO DEMORA 5 MINUTOS, PARECE POUCO MAS PODE-SE SALVAR VIDAS. O SANEAMENTO E ARRUAMENTOS NAS VÁRIAS ALDEIAS DA FREGUESIA ENTRE OUTRAS.
    ESTAS SAO AS MINHAS IDEIAS E GOSTARIA DE OUVIR MAIS DAS PESSOAS QUE MOSTRAM INTERESSE PELA FREGUESIA.
    UM ABRAÇO DE UM CONTERRANEO

    ResponderEliminar
  67. Boa Noite Rapaziada.Poraqui as coisas continuam na mesma não é.Ainda não consegui descobrir grandes coisas mas toda agente fala dos programas mas os que vejo ali no manel é só das festas que já passaram.Nimguem tem contado nada por aqui?Tenho andado aqui a matutar numa coisa, voces que conhecem aí as pessoas que mandam, será que podem pedir a alguem para vir cá a São martinho explicar essas coisas das burlas?Ando cá com um medo de mandar vir as coisas da internet porque tenho medo que me mandem tijolos dentro da caixa em vez dos fios electricos e pra comprar tijolos ia ali ao Cautelas.Bom tenho que ir regar os nabos que o tempo vai de sequeiro.

    ResponderEliminar
  68. Sr. Tó, essa ideia da creche acho que está muito bem pensada, quanto ao pavilhão que está junto do cemitério também poderia ser utilizado para fazer um posto médico mais moderno do que aquele que já temos, no entanto o que já é falado a algum tempo é efectivamente os bombeiros.
    Quanto ao saneamento e arruamentos NA MINHA OPINIÃO estamos no "caminho certo", é óbvio que todos gostavamos de ter já saneamento, mas por aquilo que me contaram requer muito dinheiro e então tem de se ir fazendo lentamente.
    Também deixo uma ideia que acho que pode ser interessante para a fixação dos jovens na terra, como por exemplo uma ajuda da junta de freguesia no pagamento de taxas para as liçencas de construção de habitabilidade (não sei se a lei permite), outro medida possível mas aí penso que já devia ser a CM a intervir, diz respeito á redução daquele 1% de IRS que os municipios podem abdicar em beneficio dos seus municipes, são pequenos pormenores que na hora dos jovens decidirem onde se fixarem, podem ter um grande relevo.
    A sobrevivência da "nossa terra" passa em muito por conseguir manter cá os nossos jovens e para isso não só é preciso terem emprego como também incentivá-los a cá continuar.
    Ficam-se a aguardar mais ideias...

    Ass: F.M.

    ResponderEliminar
  69. Estimados Bloggers:
    depois de lêr ja algumas da ideias, e em concreto o seu conteúdo, penso que a coisa ja la vai. são algumas sugestões crediveis mas no meu entender e sem ferir qualquer dos intervenientes, acho que s. Martinho da Cortiça é uma freguesia grande mas dispersa... e á que haver cuidado com determinadas localizações de algumas infrastruturas, por que penso que hoje tudo fica lomge de tudo. ex a junta fica ao pé dos pinheirais, a farmacia ao pé do vale matouco, as escolas na portelinha, a zona industrial ao limite da freguesia e do concelho, no vale do fojo a 9 km da sede freguesia,e tentar colocar mais uma infrastruturas fora da sede de freguesia, penso que é um erro. hoje qualquer pessoa que se desloque a pé ou de carro gasta um tempo enorme só em deslocações ja para não falar de carro, no para e arranca. temos que tornar isto mais proximo da população. Serviços,Comercio,Industria

    ResponderEliminar
  70. Por amor de Deus...colocar alcatrão sem o saneamento...tenham paciencia mas acho uma péssima solução / opção colocar alcatrão sem saneamento que é classificado como bem essecial e fundamental para a qualidade de vida das populações, mas gasta-se dinheiro em politica de alcatrão e depois quando se dicidir colocar saneamento, rasga-se o alcatrão que já foi colocado e custou dinheiro e assim se anda nesta politica de alcatrão.... PLANIFICAR, ORIENTAR PRIORIDADES....ORGANIZAR...

    ResponderEliminar
  71. sr anónimo de 25 de setembro 11:06,
    se demorasse 10 anos para efectuar o projectos e viabilizar as verbas pro saneamento o Sr oferecia-me um veículo 4x4? ou tem interesse nisso por ser vendedor de automóveis. A maioria das nossas estradas estão uma autentica pista de TT! de certeza que o Sr não é morador de Sail, Vale de Matouco, ou cavaleiro... ou tem 4x4 ou por fim não têm amor ao dinheiro que pagou pela sua viatura.
    Um projecto de saneamento para abranger 95% da freguesia não se faz em 2 dias e as verbas também não caem do céu, Posso estar enganado, mas para tratar de tudo como deve ser para iniciar a obra dos saneamentos, o tempo que isso demorará, já este alcatrão irá precisar de subtituição....se gostam de andar em estradas esboracadas e estragar carros ide pra pilotos de ralis, E DEIXEM TRABALHAR QUEM SABE!!!!

    ResponderEliminar
  72. caro fm mto obrigado por concordar comigo. sao apenas algumas ideias, mas se a camara municipal de arganil entre outras nao modificar o PDM tenho a certeza absoluta que o exodo dos jovens desta freguesia e outras vai continuar. é preciso rever algumas leis/artigos que poderiam ajudar os jovens a fixarem-se nas suas aldeias. verificamos cada vez mais os jovens sairem para os grandes centros urbanos e voltarem apenas aquando da reforma.
    sou da freguesia oposta á barragem das fronhas e sei que o PDM nao é alterado á mais de 20 anos no concelho de arganil, só espero que este seja alterado brevemente ou algumas aldeias começam a "morrer", visto que a sua maioria sao pessoas idosas. a ideia da oferta da licença de constuçao é uma boa ideia e porque nao a hipotese de um financiamento do genero das energias renovaveis, 50% a fundo perdido e o resto com um juro razoavel.
    fica mais uma ideia.
    boa continuaçao

    ResponderEliminar
  73. Ao anonino de 26 de Setembro de 2009 23:03

    Sr anonimo, não seria antes pertinente perguntar porque não aproveitaram os finaciamentos do PRODER,QREN,POPH entre outros fundos comunitários, bem como os do PNAI que se perdem sem que a nossa terra deles tire proveito? Não seria antes pertinente perguntar se há alguem disponivel e com vontade na nossa terra para ajudar na elaboração dos projectos? Penso que o essencial passa por todos darem um pouco das suas ideias e dos seus conhecimentos para que São Martinho se destaque no mapa pela positiva.

    ResponderEliminar
  74. pois é
    ontem deixei aqui um comentário mas ñ foi aprovado pelo Sr João Pedro. Porque terá sido? Se calhar ñ gostou do que leu. Mas ñ era nenhuma mentira. Apenas exprimi aquilo que sinto. To a ver que não gostam de ler as verdades.

    ResponderEliminar
  75. Caro anónimo:
    Deixou efectivamente um comentário, ou melhor mais uma apreciação de carácter, que considero nada trazer de útil à discussão.
    Não acha?...
    Deixemos as apreciações de carácter para o cara a cara. Discutamos ideias!

    Os nossos melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  76. Ao Anónimo de 29 setembro 0:06.

    Caro Anónimo, segundo me parece alguns desses fundos até já foram utilizados, como o POPH no centro de novas oportunidades situado no edifício do posto médico onde estão varias turmas em aprendizagem e outras em que alguns nossos conterrâneos já obtiveram os seus diplomas de 9ºano. Sei que também existem algumas empresas da zona que já obtiveram financiamentos a partir de alguns destes programas.
    Permita-me uma pequena rectificação no seu comentário para que eu possa concordar consigo, "porque não se aproveitaram os financiamentos...", eu diria;
    - Porque é que não aproveitam mais estes financiamentos?
    - Porque é que não os divulgam, para as pessoas com espirito empreendedor da nossa freguesia os utilizarem?

    Assim já estou de acordo consigo, porque você falou como se esses programas tivessem terminado, o que não é verdade, ainda se podem aproveitar, na sua grande maioria.

    Agora só não fiquei a perceber foi o que é que isto tem a ver com o saneamento antes ou depois do alcatrão?! tudo bem que se for elaborado um bom projecto de saneamento podemos aproveitar alguns destes programas para financiar grande parte do mesmo, e acho bem que se aproveitem!
    Mas não é por causa disso que o projecto se vai fazer de um dia para o outro, e algumas das nossas estradas estavam quase intransitáveis, ou seja, não podiam esperar por todo o processo da realização do saneamento.
    E reforço o que disse anteriormente, caso se comece a apostar na realização do saneamento, vai ver que quando o projecto estiver pronto e a obra estiver para arrancar, o pavimento agora colocado já vai precisar de reparações, daí que uma coisa não impede minimamente a outra.

    PS: Obrigado pelos seus comentários,apesar de não estarmos de acordo nas matérias em questão, é discutindo ideias e pontos de vista que podemos contribuir para que a nossa freguesia avance e não fique parada no tempo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  77. Boa tarde.
    Passado o sufrágio eleitoral autárquico (do qual com tristeza não vejo aqui os resultados, à semelhança das legislativas), tanto o executivo da Junta como o executivo camarário se mantém!
    No que toca à nossa Freguesia, penso (na minha modesta opinião) que o Rui Franco foi o justo vencedor - tanto pelo que fez nos passados 4 anos, como ainda com o que propõe para o futuro - não menospresando, é claro, o valor que a candidatura do João Pedro tinha!
    Agora, e à semelhança do que tenho vindo a referir, espero que este espaço de debate acerca de S. Martinho da Cortiça não seja relegado ao abandono (pois, como já tive oportunidade de referir, gostava de aqui ver ideias para o bem da nossa Freguesia).
    É pois, tempo, de todos, especialmente os que foram eleitos e os que participaram no sufrágio eleitoral, se unirem e fazerem o melhor por S. Martinho.

    Deixemo-nos pois de "briginhas" e arragaçemos as mangas.

    cumprimentos de um são martinhense

    ResponderEliminar
  78. PA, volta! Estás pedoado.

    ResponderEliminar
  79. sr.hd
    ola
    tanta converca para que?????????
    se envestissem este tempo que passam aqu com trocas d palavas e insultos lembrense de realizarem acrividades para cativarem os jovem na nossa freguesia.
    sim mas acho que e mai inportante insultos e assim.
    estas pessoas que se eclaram aqui neste blog sabem escrever porque nao surgerem ideias para para a nossa freguesia.
    e temos de dar gracas a ter um presidente com o sr Rui franco que se ve a nossa terra a evoluir.
    força Rui
    -------------------------------------------------

    ResponderEliminar
  80. Não sei se são Martinho esta a evoluir sem industria e difícil

    ResponderEliminar