quinta-feira, 13 de agosto de 2009

E viva o alcatrão!...

Decorrem as obras de pavimentação de algumas estradas de povoações da freguesia: Catraia dos Poços, Abrunheira e Urgueira. São obras bem-vindas e muito necessárias. Mas tem que haver vida além do alcatrão! Numa época em que praticamente todas as casas são abastecidas com electricidade e água potável, é fundamental alargar o saneamento a todas as aldeias da freguesia, a bem da qualidade da águas que bebemos e onde queremos banhar os nossos turistas. E há ainda muita obra por fazer, assim haja vontade. Mas, tristemente, o saneamento não tem sido uma prioridade nestes últimos 4 anos. Por isso quando alguns nos dizem: "não seria melhor fazer o saneamento primeiro e depois disso alcatroar?", dizemos convictamente, pois era.

Nas Fronhas também as ruas estão alcatroadas, e bem, mas saneamento nem vê-lo.

Disseram-nos até que em Sail, onde foi recentemente alargada a rede de tubagens para o saneamento "ao resto da povoação" (mas não ligada, por falta de ponto de recolha e tratamento capaz), alguns habitantes ficaram de fora e não viram as suas casas abrangidas com o argumento do "deixe estar, que para a próxima isso resolve-se...". E o alcatrão, esse também já lá está...

E então pois, neste caso, do mal o menos (!?), alcatroe-se pois então!...

12 comentários:

  1. caro conterrâneo:

    antes de mais: parabéns pela iniciativa!

    espero no entanto que este blog não tenha nenhuma cor partidária (como alguns que andam por aí), e que faça o melhor de si: seja crítico, não só na negativa, mas também pela parte positiva!

    cumprimentos
    um são martinhense

    ResponderEliminar
  2. Começam a construir a casa pelo telhado!!!!

    ResponderEliminar
  3. Por essa ordem de ideias alcatrão novo só daqui a 100 anos...

    ResponderEliminar
  4. Quer isso dizer que saneamento só daqui a 100 anos, também? Fraca ambição...

    ResponderEliminar
  5. Já agora, e sendo o sr. dessa área. Quantos anos leva a implementar uma rede de esgotos, pensada com pés e cabeça, para toda a nossa Freguesia? 10,20,30 anos. Espera alcatrão!

    ResponderEliminar
  6. Vejamos o exemplo de um concelho da nossa região. Neste momento a taxa de cobertura de saneamento básico no concelho de Cantanhede é de 45% e o objectivo da Câmara Municipal é de aumentar esta cobertura para 90% até 2013 (!!!), ou seja, em mais 4 anos.
    Ou seja, cerca de 17.550 habitantes do concelho de Cantanhede verão o seu problema resolvido nos próximos 4 anos.

    Para contextualizar, o concelho de Cantanhede tem cerca de 39.000 habitantes (Arganil tem cerca de 13.000) dispersos em 342km2 (Arganil tem 332km2, mas muito mais acidentados).

    A freguesia de S. Martinho da Cortiça tem cerca de 1.500 habitantes disperos em 32km2...

    10,20,30 anos para resolver o problema do saneamento básico na nossa freguesia? Com a actual liderança talvez nem os 100 anos cheguem...

    Aja vontade política e capacidade para encontrar as fontes de financiamento, que haverão técnicos para encontrar as soluções.

    ResponderEliminar
  7. esta questão de comparar o concelho de Cantanhede o concelho de Arganil e com a Freguesia de S. Martinho é bastante engraçada, no entanto, nesta comparação falta talvez o número de locais habitados e igualmente o número que cada um deles contém. talvez mais de 80 por cento das habitações de s. martinho têm fossa céptica, e neste sentido talvez seja mais prático o sistema usado pela junta (vão buscar os resíduos às fossas e levam-no s às ETARS). na instalação do saneamento básico na freguesia de s.martinho há uma outra questão,para além da vontade política, que é o n.º de ETARS que teriam de ser construídas: no meu ponto de vista pelo menos uma dúzia!

    ResponderEliminar
  8. As estradas que se estão a alcatroar agora, já deviam ter sido alcatroadas à uma duzia de anos.
    O que está a ser feito no saneamento, já devia ter sido feito à uma duzia de anos. De quem é a culpa?
    O problema do saneamento, ou da falta dele, não passa em meu entender, por uma sementeira de ETARs. Para isso será preferivel o modelo que neste momento a Junta implementou.
    Não será uma situação definitiva, é claro.

    ResponderEliminar
  9. Já agora esperem mais um pouco, pela fibra óptica!
    Tenham dó!
    Deixem trabalhar quem tem vontade de fazer alguma coisa por esta freguesia!
    O que é que se fez ao dinheiro da Junta de Freguesia nos ultimos mandatos? Pois é, deixaram-no roubar!

    ResponderEliminar
  10. Exato nos ultimos mandatos...consta que desde o ano 2000 que o povo andou a ser roubado

    ResponderEliminar
  11. A freguesia necessitava urgentemente das rodovias pavimentadas, quanto ao saneamento, à certas aldeias que não é economicamente viável. A adopção de fossas sépticas bem executadas ou as de "plástico" e com o tractor da junta para as esvaziar quando necessário, também não é má solução,PARA OS CASOS ECONOMICAMENTE NÃO VIÀVEIS!, os outros estou de acordo que se façam, mas para já penso que não será a maior das prioridades.
    A maior prioridade no meu ponto de vista, é chamar novas pessoas para a freguesia e sobretudo criar condições para manter as que estão presentes, nomeadamente empresas. Tanto se fala em saneamentos e outro tipo de projectos, e não falam do comércio de São Martinho em luta pela sobrevivência, longe vão os tempos de laboração da Belpinho ("fábrica do SR Matias") e da serração do SR Martins Pinto em que ao meio dia e no final do dia, os cafés estavam cheios, as lojas também, pouco desemprego se verificava, agora por vezes São Martinho quase parece uma aldeia fantasma.
    Gostaria de ouvir soluções para este problema, eu não as tenho! E que tal a abertura de um tópico para sugestões neste âmbito!?

    ResponderEliminar
  12. concordo plenamento com o anónimo que mandou o comentário no dia 27 de agosto
    DEIXEM TRABALHAR QUEM SABE!!

    ResponderEliminar